AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE IMPLANTAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LITERATURA E ARTES NO CAMPUS II/UNEB

Fruto do requerimento nº 31/18, de autoria do vereador Luciano Sérgio, foi realizada no dia 02 de agosto na Câmara Municipal de Alagoinhas, uma audiência pública com o tema: Implantação do departamento de linguística, literatura e Artes no Campus II/UNEB, uma escuta social, territorial e comunitária.

Ao início da audiência, o vereador autor falou da satisfação de realizar o encontro, destacando a importância do departamento para o município de Alagoinhas e território: “Nos sentimos, através do nosso mandato, extremamente honrados por estar recebendo a comunidade acadêmica, mas também toda a sociedade para debater um tema que traz felicidade e orgulho por conta da história de vanguarda da UNEB, pela história de organização da instituição”.

Na composição da mesa estiveram presentes, além do autor: João Marques, coordenador da Alfa Projetos Inovação, Rose Maria, representante do NTE 18, Joseildo Ramos, Deputado Estadual, Fabricio Faro, Secretário de Educação, e representando a Universidade do Estado da Bahia: Marcelo Ávila, vice-reitor, Áurea Pereira, professora, Neuma Paz, diretora do departamento de educação, José Bites, Reitor, Osmar Moreira, Professor Dr, Ieda Fátima, professora, coordenadora do programa de extensão e da UATI.

Durante a fala dos integrantes da mesa, Neuma Paz esclareceu que o departamento nasceu da vontade da comunidade da UNEB, que elaborou um projeto de departamento e foi aprovado, ao tempo que destacou que a implantação do mesmo abre espaço para o surgimento de novos cursos: “Sabemos que Alagoinhas tem uma tendência muito grande nas artes, principalmente no teatro. A gente pode, inclusive, futuramente pensar e amadurecer essa ideia e agregar ao departamento de letras mais um curso.”

O Reitor José Bites cumprimentou a todos e agradeceu ao vereador Luciano Sérgio pela proposta e consolidação da audiência: “É um parceiro da universidade. Sabemos que podemos contar com esse cidadão que hoje está aqui como vereador e presidindo esse trabalho”, destacando também o apoio do deputado Joseildo Ramos: “Tem nos ajudado muito nos encaminhamentos na Assembleia…E, especialmente quando fui conversar com ele sobre esse departamento e que eu precisava ter um aval porque nós temos autonomia pra aprovar, mas nós precisamos implantar e colocar pra funcionar.”

Durante o seu pronunciamento, o professor Dr. Osmar Moreira discorreu, com orgulho, sobre o processo de criação do departamento desde as primeiras ações, pontuando: “Em 17 de abril, deste ano de 2018, o Conselho Universitário da UNEB (CONSU), por maioria expressiva, 29 votos a favor, 03 contra e 05 abstenções, aprovou a criação do primeiro departamento de sua história.”

Ao final, o vereador Luciano Sérgio agradeceu a presença de todos, e lembrou do processo eleitoral: “Estamos a 64 dias de um momento em que a democracia nos permite tomar uma atitude que modifica pra melhor ou para pior o país por 4 anos”, retratando a realidade vivida hoje no Brasil, e complementando: “Assim como o departamento é bem significativo, que o resultado desse pleito seja também significativo para renovar a nossa esperança de um país melhor, da retomada da democracia, da retomada dos direitos, do avanço dessa sociedade que precisa ser de todos.”

Ascom- Câmara Municipal de Alagoinhas

• Foto – Kekeu Barreto