AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN

Fruto do requerimento nº 08/2018, de autoria do vereador Luciano Almeida, foi realizada na Câmara Municipal de Alagoinhas no último dia 21 de março – Dia Internacional da Síndrome de Down, uma Audiência Pública que discutiu processos de inclusão educacional e social de crianças e adolescentes com Síndrome de Down.

O Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência norteou uma roda de conversa com a presença de vereadores, secretários e diferentes representações dos segmentos educacionais e sociais do município, assim como protagonistas ligados diretamente ao tema, a exemplo de Rodrigo, um jovem com síndrome de Down que na ocasião falou um pouco da sua história de vida.

O protagonismo esteve presente no evento também através de um grupo de dança formado por jovens com síndrome de Down que se apresentaram para o público do plenário e participantes da roda de conversa.

O vereador Luciano Almeida falou da felicidade de participar do encontro e destacou: “O ano passado nós aprovamos aqui uma emenda coletiva dos 17 vereadores para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, colocamos uma emenda coletiva no valor de 200 mil reais no intuito de fomentar a rede de proteção à criança e ao adolescente.” O vereador falou também das suas emendas individuais, a exemplo da destinação de recursos para o Conselho da Pessoa com Deficiência e Associação dos Amigos Autistas.

O vereador Luciano Sérgio parabenizou o Conselho pelo trabalho que vem sendo desenvolvido e destacou a necessidade de trazer uma maior visibilidade ao Dia Internacional da Síndrome de Down chamando atenção para a importância do tema como uma forma de luta: “Precisamos cobrar aquilo que é de direito!”, ressaltou o parlamentar.

O presidente Roberto Torres destacou algumas ações da sua gestão na Casa Legislativa, a fim de garantir acessibilidade às pessoas com deficiência, a exemplo do elevador implantado recentemente, discorrendo sobre a necessidade de maior inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e ao final do discurso, falou da felicidade em receber encontros dessa natureza na Casa Legislativa: Sintam-se à vontade! A casa é de vocês!