AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE SISTEMA DE TRANSPORTE NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS

No dia 27 de maio foi realizada, na Câmara Municipal, uma Audiência Pública para discutir o Sistema de Transporte Público do município de Alagoinhas.

Compuseram a mesa, além dos vereadores autores do requerimento, Anderson Baqueiro e Cleto da Banana: Eloan da Silva, SINDETCURA (Sindicato das empresas de transportes coletivos urbanos de Alagoinhas), Major Alberto Menezes, Superintendente da SMTT, Capitão Luiz Pinto, 4º BPM, Gilberto Martins, Sindicato dos rodoviários, Marildo Tavares, representante da UAMA (União das Associações de Moradores de Alagoinhas), e José Linaldo, representante da UARA (União das Associações Comunitárias Rurais de Alagoinhas).

Ao iniciar a fala, o vereador Anderson Baqueiro pontuou: “É um assunto voltado à sociedade de Alagoinhas, à coletividade, àqueles que utilizam o sistema de transporte coletivo, que passam no dia-a-dia as dificuldades e também aos empresários, que é quem mantém suas empresas, quem têm suas dificuldades de manutenção de pagamento de folhas, e também aos empregados, trabalhadores que vendem sua força de trabalho pra fazer com que a empresa tenha realmente aquele serviço prestado.”

O vereador Cleto da banana esclareceu o objetivo: “Objetivo esse que seja discutido exaustivamente o tanto quanto necessário acerca do sistema de transporte”, referenciando cada integrante da mesa e ressaltando a importância de cada um para a discussão sobre o funcionamento do sistema de transporte do município, destacando ainda: “Vos confesso que até que desejava que tivéssemos uma participação de forma mais efetiva da população, pois é quem mais sente a dificuldade no dia-a-dia acerca da necessidade de utilizar o sistema de transporte.”

Entre os assuntos e queixas abordadas, destacaram-se: as dificuldades enfrentadas pelos moradores da zona rural, valores de tarifas, gratuidade e efeitos desta para os empresários do setor, os impactos de reajustes para a categoria dos comerciários, a necessidade urgente de melhoramento do transporte após a implantação da zona azul no município, acessibilidade, entre outras.

Foto – Kekeu Barreto