AUDIÊNCIA PÚBLICA EM ATENÇÃO AO DIA MUNDIAL DO DIABETES É REALIZADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS

De autoria do vereador Francisco Thor de Ninha, fruto do requerimento nº 77/17, foi realizada na última terça-feira (14) uma audiência pública que discutiu prevenção e controle do Diabetes, assim como os principais problemas enfrentados pelas pessoas atingidas por esta doença crônica e autoimune que afeta milhões de brasileiros. O vereador trouxe dados importantes acerca do tema: “Nos últimos 10 anos o número de diabéticos no Brasil cresceu 61.8%, saltando de 5.5 em 2006 para 8.9 em 2016 e foi entre as mulheres que a incidência maior prevaleceu com os registros pulando de 6.3 para 9.9. Já nos homens, o número de casos saiu de 4.6 para 7.8, segundo dados do Ministério da Saúde”.

O Presidente Roberto Torres parabenizou o colega pela realização do encontro e ressaltou: “É importante discutir a implantação de políticas públicas sobre o tema, e trazer mais informações às famílias. Precisamos pensar na melhoria da qualidade de vida das pessoas, a prática de exercícios físicos, uma alimentação saudável e alguns cuidados são fundamentais”.

Para compor a mesa, foram convidados: Secretário de Municipal de Saúde, Rodrigo Matos, Presidente da Associação dos Diabéticos de Alagoinhas (ADIA), Edite Ribeiro, Vice-presidente da ADIA, José Santana, Médico da ADIA, Dr. Pedro Ribeiro, Vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Pastor Benedito dos Santos e a Escritora, Lucia Alves.

Após saudações iniciais dos integrantes da mesa, o vereador Thor de Ninha apresentou mais um número preocupante: “Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes apontam que aproximadamente 40 milhões de brasileiros são pré-diabéticos e cerca de 25% desse número se tornarão diabéticos nos próximos cinco anos”.

Edite Ribeiro, durante a sua palestra, falou das principais dificuldades encontradas para trabalhar com os grupos de diabéticos quando chegou à Alagoinhas há 30 anos. “Fiz o concurso do estado, vim transferida e comecei a trabalhar no Parque Floresta, mas as pessoas não entendiam o que era nutricionista..”, fazendo uma retrospectiva das atividades desenvolvidas durante esse tempo (através de slides) e das conquistas alcançadas.

O secretário Rodrigo Matos parabenizou a ADIA: “Eu acho que a organização da sociedade é importante e ajuda a esfera pública.”, trazendo o entendimento da gestão com relação à responsabilidade de se fazer saúde. O Secretário conceituou o que é Diabetes e Pré-Diabetes citando as causas da doença, os remédios utilizados para o tratamento em diferentes casos e a estrutura existente no município para o atendimento aos pacientes.

O Secretário anunciou: “Nós estamos implantando e inaugurando o CAIDH, Centro de Atenção Integral ao Diabético e Hipertenso. É um Centro de Atenção Multidisciplinar que vai cuidar dos pacientes Diabéticos e Hipertensos de difícil controle na perspectiva de que existem os pacientes que são acompanhados na atenção primária à saúde e que são obviamente controlados”.

Ao final do encontro, o vereador Thor de Ninha trouxe algumas reflexões para o público presente, que participou ativamente da Audiência: “Hoje é o Dia Mundial do Diabetes, é um dia para que a gente possa refletir. Esse debate, essa discussão aqui hoje é um dia de muita reflexão, para aqueles que já estão portadores da doença crônica, para os que não são portadores. O que fica aqui é que nós devemos nos cuidar, nada de sedentarismo, uma alimentação adequada.”

E concluiu: “Vamos estar aqui tentando garantir que a atenção básica seja ampliada, o mais rápido possível, para que a gente possa ter cada vez mais áreas cobertas e mais pessoas sendo atendidas próximas de suas casas, principalmente os mais idosos…Também garantir que o CAIDH funcione efetivamente, garanta efetivamente o seu funcionamento para que as pessoas possam ter um atendimento de melhor qualidade.”

Uma equipe do Curso Técnico de enfermagem do CETASS, acompanhada pelo professor João Ferreira Gomes, permaneceu durante toda a manhã na entrada da Casa Legislativa aferindo a pressão arterial e realizando testes de glicemia. Segundo a equipe, na oportunidade, mais de 100 pessoas foram atendidas.