AUDIÊNCIA PÚBLICA REALIZADA EM ALAGOINHAS DISCUTE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Foi realizada no dia 15 de junho na Câmara Municipal de Alagoinhas uma audiência em alusão ao Junho Violeta. Ao iniciar a audiência a vereadora Juci Cardoso, propositora, junto ao vereador Francisco Thor de Ninha, justificou:

“Esse mês do combate à violência contra a pessoa idosa conhecido como junho roxo foi uma data criada em 2006 pela ONU e pela rede intencional de prevenção à violência à pessoa idosa, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de violência. A iniciativa integra um movimento global em alusão ao Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, lembrada em todo mês de junho”.

Compuseram a mesa, além da vereadora Juci Cardoso: Maria Regina, presidenta do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Alagoinhas, Ruydinaldo Costa, secretário municipal de Assistência Social, Dr. Moacir Lira, psicólogo, Dr. Danilo Rodrigues, Defensor Público e Iraci Gama, secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Alagoinhas.

A professora Iraci Gama lembrou: “Cuidar dos idosos é uma coisa importante demais, ter carinho com que te deu carinho, com quem te deu atenção”.

A audiência trouxe à tona os tipos de violência contra os idosos, a exemplo da negligência física, sexual psicológica e emocional, financeira e material (partrimonial), apresentando ao público presente os conceitos e diferenças entre cada um desses tipos que muitas vezes não acontecem isoladamente.

Na oportunidade, houve uma apresentação cultural do grupo da Pastoral do Menor de Alagoinhas.

Moacir Lira ministrou uma palestra e ressaltou durante o discurso: “As pessoas que têm a maior autoridade para falar sobre o que sente são aquelas que vivem na pele…Temos idosos no Caps, idosos vítimas de violência doméstica, de violência sexual com agravos no sofrimento psíquico, exatamente porque família nem sempre é lugar de proteção e de cuidado. Família é fonte de equilíbrio e de desequilíbrio também ”.

O vereador Thor de Ninha destacou: “É um tema complexo. A dificuldade é grande. Precisamos nos unir e verificar todos os problemas que afligem os idosos. Quantos idosos têm problema no sistema de saúde? Quantos idosos precisam dividir a sua renda entre a família?”, foram alguns dos questionamentos levantados.

Informamos que a audiência na íntegra está disponível por meio do canal no youtube: TV Câmara Alagoinhas.

Fotos – Jhô Paz