Audiência Pública realizada na Câmara de Alagoinhas discute desafios e luta das pessoas com deficiência

Aconteceu na Casa Legislativa no dia 21 de setembro, dia em que é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma Audiência Pública que tratou dos desafios enfrentados por este público. O encontro foi solicitado pelo vereador Francisco Thor de Ninha através do requerimento nº 034/2022.

Estiveram presentes integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Alagoinhas e entidades, entre elas a Pestalozzi (que apresentou uma mostra musical), o Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional Especializado em Inclusão (AMMEI), representantes das secretarias de assistência social, educação e diversas instituições que trabalham no apoio à causa.

Ao iniciar o encontro, o presidente Cleto da Banana deu boas-vindas a todos, parabenizou o vereador Thor de Ninha pela iniciativa e ressaltou: “Estamos aqui para lutarmos juntos contra todas as barreiras e obstáculos que porventura impeçam vocês de conquistarem e acessarem o que é de direito, portanto contem com essa Casa”.

Na composição da mesa, além do vereador autor do requerimento, estiveram: Edvan Souza (representante da SEMAS), Gustavo Carmo (secretário de educação), Leila Carla (controladora), Leise Catiussia (presidente do Conselho), Emanuel Bitencourt (representante do IF Baiano Campus Alagoinhas), Valdenor Oliveira (membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Deise Caldas (secretária da Associação das Pessoas com deficiência visual de Alagoinhas) e Cândido Sena (vice-presidente da Associação das pessoas com deficiência de Alagoinhas).

O vereador Thor de Ninha agradeceu a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Alagoinhas, fez uma contextualização histórica da luta por direitos e referência aos tempos em que negros e pessoas com deficiência eram motivo de chacota nos programas de TV: “Hoje, no dia de hoje, nós estamos convidando a todos não para rir um do outro, mas para que possamos sorrir com o outro. Se trocarmos apenas o “de” pelo “com” todos nós estaremos incluídos nesse mundo, que dá para viver de forma pacífica, ordeira, com paz, solidariedade e amor.”

Na ocasião, foram ministradas palestras com Valdenor Oliveira (Tema: acessibilidade e desafios), Deise Caldas (Tema: Capacitismo) e Cândido Sena, (Tema: Acessibilidade e transporte público em Alagoinhas).

Ao final, o vereador Thor leu uma Carta Aberta ao Poder Executivo pela criação do Departamento Interconselhos de Alagoinhas e trechos de falas que foram proferidas ao longo da Audiência.

Para conferir na íntegra clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=UzuK73Ob3Uk

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom