Audiência Pública realizada na Câmara de Alagoinhas discutiu a LDO

Aconteceu segunda-feira (19), na Câmara Municipal de Alagoinhas, uma audiência pública que discutiu a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024. Representando o poder executivo realizaram as apresentações as secretárias de Planejamento, Virgínia Porto, e da Fazenda, Roseane Conceição.

A LDO, segundo o poder executivo, foi elaborada com base nas prioridades apontadas pelo Plano Plurianual (PPA) a partir da estimativa das receitas para promover a fixação dos gastos do Executivo para o ano de 2024.

As secretárias falaram como se deu o processo de participação popular na construção da peça orçamentária, apresentando os resultados da consulta popular e ações prioritárias planejadas para o próximo ano, assim como a projeção de receitas e despesas.

Foram diversos os questionamentos dos vereadores.

A vereadora Juci Cardoso fez críticas à metodologia utilizada pelo executivo e destacou: “Esta LDO não considera os dados de vulnerabilidade e desigualdade desta cidade. E aí eu quero lembrar que também aqui na apresentação do quadrimestre foi passado um dado que parece que não causou estranheza a ninguém. No nosso município 127 pessoas foram atendidas na policlínica municipal por desnutrição. Desnutrição! ”.

O vereador Djalma Santos pontuou: “Eu queria chamar a atenção do governo em relação a manutenção da administração pública referente às compras de equipamentos e máquinas para atender os munícipes. Nós não podemos achar que é normal uma secretaria de Infraestrutura ter uma máquina, de Agricultura ter uma patrol. Ambas têm, cada secretaria uma patrol, que não atende um município do tamanho de Alagoinhas que tem um território rural imenso”.

O vereador Luciano Almeida destacou o esforço das secretárias parabenizando-as, e ressaltou a sua insatisfação: “O que me entristece é que o governo não trata isso como uma ação de governo, porque os seus secretários – das principais pastas – que poderiam estar aqui assistindo, debatendo, fazendo esse confronto de ideias, não vejo aqui interesse nem participação de representações dessas pastas numa ação tão importante como essa”.

A audiência pode ser conferida na íntegra pelo canal no youtube: TV Câmara Alagoinhas.

Foto – Jhô Pa