AUDIÊNCIA PÚBLICA REALIZADA NA CÂMARA DISCUTE AUTISMO E INCLUSÃO

Foi realizada no dia 02 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, na Câmara, uma audiência pública de autoria do vereador Luciano Almeida que reuniu entidades de Alagoinhas engajadas na luta contra o preconceito, famílias e representantes da sociedade civil com o objetivo de debater sobre a campanha de conscientização mundial do autismo.

O encontro recebeu como convidados para compor a mesa, além do vereador autor: Rosemeire Silva, Presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Juliana Rocha, fonoaudióloga, Jecilene Rezende, Presidente da AMA Alagoinhas, Laura Penalva, representante da SEDUC e Louise Oliveira, psicóloga da Clinfono.

Ao iniciar o pronunciamento, o vereador Luciano Almeida agradeceu a presença de todos e discorreu sobre os avanços conquistados desde o início do mandato no que se refere à causa: “Hoje a AMA já existe juridicamente e isso é importante! Todas as entidades como APAE, PESTALOZZI, deram seus primeiros passos pela inquietação de pais e cuidadores de crianças especiais e a AMA vem seguindo esse curso. O simbolismo da entidade, o agregamento de outros pais que não tinham nenhum farol, nenhum norte e que isoladamente buscavam cuidar de suas crianças procurando um diagnóstico inicial que é o mais complicado, um momento de desespero, tristeza, que deprime…Esses pais hoje tem como referência a AMA.”

Na ocasião, foi lançada pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Alagoinhas uma campanha de conscientização no município, foram apresentados também por Jecilene Rezende, presidente, as ações planejadas pela AMA para conscientização da população, a exemplo do “pedalada azul”, adesão à campanha “acenda uma Luz para o autismo, oficinas para pais e cuidadores, e aulas públicas na escola da criança ou do jovem portador do Transtorno do Espectro Autista – TEA.

Dra. Juliana Rocha, fonoaudióloga e mestre em saúde pública, trouxe uma palestra elucidativa sobre o TEA, apresentando a diferença entre fala e linguagem, diferentes tipos de autismo, epidemiologia atual, causas, sinais e sintomas da linguagem, diagnóstico, correntes teóricas e processos de inclusão nas escolas.