AUDIÊNCIA PÚBLICA REALIZADA NA CÂMARA DISCUTE POLÍTICA MUNICIPAL E PLANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Foi realizada no dia 25 de novembro, na Câmara Municipal de Alagoinhas, uma Audiência Pública que discutiu o Projeto de Lei n° 24/2021 de autoria do Poder Executivo, que trata da política municipal de resíduos sólidos e do Plano Municipal de gestão integrada de resíduos sólidos da cidade de Alagoinhas, iniciativa dos mandatos das vereadoras Luma Menezes e Juci Cardoso.

A vereadora Luma, ao iniciar a fala, contextualizou a realização do encontro: “Hoje podemos entender como um primeiro momento onde estaremos trazendo aqui explanações tanto sobre a política municipal de resíduos sólidos, como isso afeta diretamente o nosso município com a perspectiva de emprego e renda, com a perspectiva de educação ambiental e de preservação no nosso meio ambiente”.

Compuseram a mesa, além das vereadoras Luma e Juci: James Gautério, Procurador do município, Roberto Torres, vice-prefeito e Secretário de Serviços Públicos, José Santana, representante da UAMA e da CEMID, Professor Nilton Rodrigues, palestrante convidado, Nalisson Santos, mestrando da UNEB, Jonatas Borges, diretor do aterro sanitário/representante da SESEP, Rosameire, representante da Cooperativa Coral e Edmilson, SESEP.

O professor Nilton apresentou a estrutura do Plano Municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, que se resume em 3 etapas: diagnóstico da situação atual dos diferentes tipos de resíduos no município, prognóstico com cenários de geração em um horizonte definido de tempo e a proposições de diretrizes e metas para o manejo adequado dos resíduos sólidos estudados.

Logo após, foi passada a fala para a representação da empresa FELCO FALEIROS Projetos e Consultoria em Engenharia, contratada pelo município em 2019 para a construção do plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos, que apresentou remotamente o resultado do seu trabalho.

O diretor do aterro sanitário discorreu sobre algumas ações que foram realizadas pela prefeitura desde a execução do plano, citando entre outras: a implantação da coleta seletiva iniciando pelos seus órgãos como secretarias municipais e autarquias, os pontos de entregas voluntárias, o fomento à criação e organização de cooperativas e associação de catadores de materiais recicláveis.

Ao final, a vereadora Luma Menezes agradeceu a presença de todos e falou da importância de realizar outros encontros. Como encaminhamento, será formado a partir dos presentes na audiência e outras pessoas que tenham interesse no tema, um grupo de trabalho para aprofundamento e entendimento acerca da atualização do plano a fim de que posteriormente ele seja efetivado.

O público participou ativamente fazendo perguntas e sugestões aos participantes. A audiência na íntegra está disponível através do link: https://www.youtube.com/watch?v=nwKQkVh-sVk

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom