AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO NAS EDIFICAÇÕES E ÁREAS DE RISCO É REALIZADA NA CÂMARA

Fruto do requerimento nº 61/17, de autoria do vereador Ozeas Menezes, foi realizada na última quarta-feira, dia 20, uma audiência pública para esclarecer e debater a lei nº 12.929 de dezembro de 2013, que dispõe sobre segurança contra incêndio e pânico nas edificações e áreas de risco no estado da Bahia. Esta mesma lei criou o Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (FUNEBOM).

O vereador Ozeas Menzes abriu os trabalhos convidando para compor a mesa: Ten. Cel. BM José Alberto Souza e Silva Junior, Comandante do 2º Grupamento de Bombeiros Militar de Feira de Santana, Major Luiz, representante do 4º BPM/Alagoinhas, BM Thiago dos Santos Moreira, Comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Alagoinhas, Cap. BM Marcos Vinicius Carneiro Moreira, Chefe do setor de vistoria 2º Grupamento de Bombeiros Militar de Feira de Santana, Sub. Tem. BM Claúdia Lima, Subcomandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Alagoinhas, GCM Alan Oliveira, Comandante da Guarda Civil Municipal de Alagoinhas, Benedito Vieira, SICOMÉRICO Alagoinhas, Gilmar Cândido, representante da ACIA.

O vereador Ozeas agradeceu a presença de todos e pontuou: “Será uma audiência com a participação da sociedade na construção do diálogo a respeito do bem estar e segurança pública e realização de uma cidadania, contribuindo para uma melhoria e um futuro melhor para a nossa cidade.”

Posteriormente, passou a palavra para os integrantes da mesa. Após falas e saudações dos integrantes, o cerimonialista convidou o palestrante Cap. Marcos Vinicius que discorreu sobre segurança e combate à incêndio. O Bombeiro Militar citou casos de incêndios de grande repercussão ocorridos no Brasil e formas de prevenção, esclarecendo as dúvidas dos presentes no plenário da Câmara. Um dos itens levantados referiu-se à Lei Municipal e Estadual de Combate ao Incêndio.

Através de um vídeo, foram apresentados os diferentes serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros além do combate a incêndios; o resgate de vítimas, prestar primeiros socorros, realização de vistorias técnicas. O vídeo apresentou também depoimentos emocionantes de integrantes da corporação sobre histórias de vida, salvamentos realizados, e programas sociais desenvolvidos pela corporação, a exemplo do “Bombeiro Amigo do Peito”, Melhor Idade, entre outros.

Ao final da audiência o vereador Ozeas Menezes, durante as considerações finais complementou: “É com imenso prazer que estou encerrando essa audiência pública que houve dinamismo, várias dúvidas foram sanadas, que ficou e vai ficar na história porque é um ícone na nossa cidade…um tema de grande importância, e houve a participação do público a todo momento”. O vereador ressaltou a necessidade de colocar em prática as teorias aprendidas no encontro, em departamentos públicos e particulares para garantir a segurança da população de Alagoinhas.