AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE VOLTA ÀS AULAS É REALIZADA NA CÂMARA

No dia 29 de julho foi realizada na Câmara Municipal de Alagoinhas, uma Audiência Pública fruto do requerimento de autoria da vereadora Luma Menezes, sobre a retomada das aulas – prevista para acontecer no dia 09 de agosto.

O presidente José Cleto deu boas-vindas a todos, parabenizando a vereadora pela iniciativa e ressaltou: “Passado mais de um ano de pandemia e com o avanço da vacinação na nossa cidade, é natural que estejamos todos ansiosos – e aqui eu falo também como pai – para que este momento aconteça. Mas não podemos esquecer que dar esse passo envolve muita responsabilidade, pois a saúde e a segurança deve ser o nosso maior objetivo”.

Ao iniciar o discurso, a vereadora Luma Menezes falou da sua alegria de realizar o encontro e destacou: “O grande objetivo aqui hoje é podermos de forma conjunta tratar sobre as medidas, sobre os protocolos, e pensar coletivamente qual o momento ideal e se o momento ideal é realmente o próximo dia 09 de agosto para o retorno das aulas no nosso município”.

Além da vereadora, compuseram a mesa: representando o Poder Executivo a Secretária de Saúde, Laína Passos e o Secretário de Educação, Gustavo Carmo, Vereadoras e vereadores também participaram do encontro. Marcaram presença no plenário, diversas representações de escolas da rede pública e privada de Alagoinhas.

Na oportunidade, a vereadora apresentou um estudo realizado por um conjunto de pesquisadores de universidades públicas do Brasil trazendo possíveis cenários sobre o retorno às aulas, considerando diferentes situações e riscos, em percentuais. Sugestionando ainda, medidas para reduzir os riscos nas escolas. A Secretaria de Educação apresentou os protocolos e estratégias de monitoramento a partir da Vigilância Sanitária, preparados pelo Executivo.

Em atendimento ao decreto, que limita a capacidade de pessoas no plenário da Casa Legislativa à um total de 60, e por conta dos cuidados necessários preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a audiência foi transmitida ao vivo nas principais plataformas de comunicação da Câmara. Seu conteúdo na integra está disponível no youtube através do link:

Informamos que o mandato da vereadora Luma Menezes já está seguindo com os encaminhamentos, resultados desse momento tão importante para professores, pais, alunos e comunidade acadêmica.

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom