Câmara Itinerante ouve reivindicações de moradores do Jardim Petrolar

Recebidos na manhã desta quinta-feira (26), na Associação de Moradores do Jardim Petrolar, por Maria das Graças Souza Santos, diretora de Saúde da entidade, e José Raimundo de Santana Santos (Muninho), diretor financeiro, vereadoras e vereadores iniciaram mais uma edição do projeto Câmara Itinerante, que tem como objetivos  ouvir a população sobre suas demandas, verificar in loco os problemas enfrentados e construir conjuntamente um relatório com as principais reivindicações da comunidade.

O vereador Cleto da Banana, presidente da Câmara Municipal, afirmou, em conversa com os dirigentes da associação, que o papel de legislativo não é executar e sim apontar aquilo que precisa ser executado. “Nosso objetivo é ouvir os líderes comunitários e as representações do bairro visando fazer um levantamento, juntamente com vocês, e a partir do debate um relatório que será entregue ao chefe do Executivo”, reforçou. Ele agradeceu a acolhida dos dirigentes da associação e citou o trabalho da vereadora Juci Cardoso e do vereador Jorge Farinha em defesa dos interesses dos moradores do Jardim Petrolar.

Segundo a vereadora Juci Cardoso, o movimento da Câmara Municipal no sentido de se aproximar da população é muito importante, por conhecê-los de perto e de ouvir vocês. “É importante ouvir a voz daquelas e daqueles que estão nas lutas do dia a dia por um bairro melhor”.

As vereadoras Luma Menezes e Jaldice Nunes e os vereadores Raimundo Gode e Thor de Ninha se colocaram à disposição dos moradores do Jardim Petrolar e registraram a relevância desta ação da Câmara Municipal.

Maria das Graças Souza Santos falou sobre a luta da vereadora Juci Cardoso em defesa das causas do Jardim Petrolar e a agradeceu a todos os vereadores “que estão prestigiando nosso bairro”.  “Estamos empenhados em mostrar à comunidade que a Câmara está fazendo a parte dela, porque para nós é um fato novo receber os vereadores e hoje as pessoas terão a oportunidade de ouvir vocês”, ressaltou.

José Raimundo de Santana Santos (Muninho), diretor financeiro da Associação de Moradores do Jardim Petrolar, afirmou que a Câmara Itinerante é uma oportunidade para que as pessoas se conheçam. Ele também agradeceu a presença dos vereadores na sede da associação.

Na sequência, vereadoras, vereadores e assessores visitaram  uma grande área do bairro que necessita de infraestrutura, duas unidades de saúde da família situadas no Jardim Petrolar, uma escola municipal, o Centro Social Urbano, a academia da saúde, inaugurada em 2017 e atualmente em completo abandono, e a obra inacabada do que seria uma creche Proinfância.

No diálogo mantido com coordenadoras e funcionárias das unidades de saúde da família, as vereadoras e os vereadores fizeram uma série de questionamentos sobre a disponibilidade de medicamentos para estabilização e controle da pressão arterial diabetes e outras doenças, realização de exames para prevenção do câncer em mulheres.

Na escola municipal Jardim Petrolar também foram apresentadas diversas indagações sobre merenda escolar, disponibilidade de merendeira na unidade e  registradas críticas em relação à inexistência de área coberta e piso adequado para o lazer das crianças (elas brincam na areia e no sol escaldante).

As vereadoras Jadilce Nunes, Luma Menezes, Raimunda Florêncio e Juci Cardoso e os vereadores Cleto da Banana, Thor de Ninha, Raimundo Gode, Djalma Santos, Jorge da Farinha e Luciano Almeida participaram da visita ao Jardim Petrolar na manhã desta quinta-feira (26).

A sessão itinerante será realizada nesta quinta-feira (26) no Centro Social Urbano, Jardim Petrolar.

Fotos – Jhô Paz