Campanha da Fraternidade é tema de Sessão Especial na Câmara de Alagoinhas

Fruto do requerimento nº 08/2024, de autoria do vereador Anderson Baqueiro, foi realizada ontem (21), na Câmara Municipal de Alagoinhas, a Sessão Especial de celebração e confraternização pelos 60 anos da Campanha da Fraternidade e 50 anos do trabalho de evangelização da Diocese de Alagoinhas, ocasião que reuniu a comunidade alagoinhense e líderes da Igreja Católica.

Este ano a Campanha tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sóis todos irmãos e irmãs”, inspirado no Evangelho de São Mateus.

Na composição da mesa estiveram presentes, além do vereador autor da proposição, o Bispo de Alagoinhas, Dom Francisco de Oliveira Vidal, o presidente da Casa Legislativa, Cleto da Banana, o Coordenador Diocesano da Campanha da Fraternidade em Alagoinhas, Tárcio Mota, o representante das Pastorais Sociais de Alagoinhas, Pedro Miguel, e o coordenador de Saúde Mental da Prefeitura de Alagoinhas, Dr. Moacir Lira.

O presidente da Casa Legislativa, Cleto da Banana, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância da união e valorização da família e pontuou: “Vivemos um momento muito delicado e temos o papel de agir como formadores de opinião no sentido de estabelecer e buscar a paz entre os irmãos e irmãs acima de todas as coisas”.

O vereador Anderson Baqueiro destacou:  “A família é a base. É uma instituição criada por Deus onde aprendemos e cultivamos afeto, carinho e pertencimento a um grupo importante para a sociedade. A família também é um meio onde cultivamos amizades e fortalecemos também vínculos duradouros e é isso que propõe o tema da Campanha da Fraternidade deste ano”.

Moacir Lira falou sobre fraternidade e amizade social, ressaltando: “É interessante como é fácil a gente lidar com quem a gente gosta. Amarelinho com amarelinho, vermelhinho com vermelhinho. Difícil é lidar com as diferenças. E cada vez mais eu cá da saúde mental digo o que adoece é o preconceito, o que adoece é a incapacidade de reconhecermos a possibilidade de respeitar aquele que é diferente de mim, aquele que pensa diferente seja politicamente, ideologicamente, religiosamente”.

Dom Francisco Vidal contextualizou os últimos acontecimentos históricos e pontuou: “Nós somos defensores árduos do Estado laico. O Estado tem que ser laico!  A igreja defende o Estado laico embora no Estado Laico, nós tenhamos os cristãos. Tudo bem. Pode-se levantar o monumento a palavra de Deus que é a fonte da revelação da fé cristã, católica, evangélica, protestante e ortodoxa. Ótimo! Tudo bem, mas nada disso pode tirar de nós o convívio social na amizade social do respeito na sociedade que deve ser e que é plural na sociedade que temos que ter o respeito do convívio fraterno”.

Na ocasião, Padre Carlos Alberto (Betinho) fez a leitura do Evangelho que inspira o lema da Campanha e um breve comentário desta passagem bíblica e o Padre Danilo Leal, Pároco da Catedral de Santo Antônio, proferiu a oração da Campanha da Fraternidade 2024. Houve ainda apresentação de percussão dos educandos da Pastoral do Menor.

Para assistir a sessão na íntegra clique no link: https://youtube.com/live/fe0HZdx0U_M?feature=share

Fotos – Jhô Paz