Coletiva de imprensa marca o início do Março Mulher

Realizada na tarde de ontem (6), no plenário da Câmara Municipal, coletiva de imprensa marcou o início da programação do Março Mulher com as presenças de representantes de várias instituições que atuam na rede de proteção às mulheres em situação de violência e de profissionais da área de comunicação de Alagoinhas.

As vereadoras Luma Menezes, Juci Cardoso, Jaldice Nunes, o vereador Cleto da Banana, presidente da Câmara Municipal, Ten. Marta, representando o 4º Batalhão da Polícia Militar, Renata Fortaleza, presidente do Conselho Municipal dos de Defesa dos Direitos da Mulher, a delegada Lélia Maria Raimundi, coordenadora da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), o juiz Luciano Ribeiro Guimarães Filho, titular da 2ª Vara Criminal e de Violência Doméstica da Comarca de Alagoinhas, o promotor de Justiça Áviner Rocha Santos, Rui Costa, secretário municipal de Assistência Social, Jamile Oliveira, coordenadora de Políticas de Proteção à Mulher da SEMAS, e Silvânia Soares, comandante da Guarda Municipal compuseram a mesa.

Na abertura do evento, a vereadora Juci Cardoso afirmou que a violência contra a mulher é tema que precisa de responsabilidades compartilhadas e a imprensa pode ajudar muito. “O Março Mulher não se resume apenas ao debate sobre violência, mas sobre direitos”, ressaltou.

Em sua fala, a vereadora Luma Menezes disse que para todas nós é um marco muito importante para que as atividades reflitam consequências e outros caminhos durante todo o ano. “Tema extremamente necessário, que é o direito das mulheres”, pontuou.

A vereadora Jaldice Nunes salientou que é motivo de muita alegria estar aqui com todos vocês. “Estamos aqui exercitando a empatia, nos colocando no lugar do outro e mostrando que somos essenciais, que somos a mudança”, registrou.

Cleto da Banana, presidente da Câmara Municipal, afirmou que “temos quatro grandes mulheres que fazem parte deste colegiado e que têm honrado o papel de cada uma”.

O secretário de Assistência Social afirmou que os canais de comunicação são muito importantes para disseminar informações e falar como a rede de proteção à mulher em Alagoinhas se comporta.

Os representantes das instituições que atuam na proteção à mulher falaram sobre as ações que desenvolvem e ressaltaram o papel relevante da imprensa em levar as informações para o maior número de pessoas em tema tão importante que é o direito das mulheres.

A coordenadora de Políticas de Proteção à Mulher da Secretaria de Assistência Social, Jamile Oliveira, apresentou a agenda do Março Mulher.

Na sequência, profissionais de imprensa fizeram questionamentos para os componentes da mesa em uma dinâmica que possibilitou que todos falassem sobre suas atribuições na rede de proteção à mulher em Alagoinhas.

O evento foi transmitido e está disponível no canal TV Câmara Alagoinhas.

Fotos – Jhô Paz