COLETIVA DE IMPRENSA NOVEMBRO NEGRO É REALIZADA NA CÂMARA DE ALAGOINHAS

No dia 11 de novembro aconteceu, no gabinete da presidência, uma coletiva de imprensa convocada pela vereadora Juci Cardoso para tratar do novembro negro, uma proposta inovadora que tem trazido para a Casa Legislativa a realização de eventos semanais com temas relacionados ao protagonismo negro.

Compareceram representações dos veículos de comunicação: 95 fm, Folha da Terra e o radialista Luciano Reis, além dos parceiros Nando Zambia e Solange Dantas (Coordenador e Assistente de Coordenação do Centro de Cultura de Alagoinhas), Ede Ricardo (Doutorando em História e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Alagoinhas – GEPEA) e a Professora Iraci Gama (SECET).

Na abertura da coletiva, a vereadora fez um panorama apresentando dados de estudos em relação à população negra: “Nós precisamos pensar políticas públicas de forma que desenvolvamos estratégias pensando que a população não é homogênea. Nós não somos iguais. E a forma de vida, o contexto sociocultural e histórico que a gente vive impacta sim na possibilidade ou não de desenvolvimento dessas pessoas, a mobilidade social ou não dessas pessoas”.

Patrícia França, 95 fm, parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância da coletiva: “A gente está acostumado como imprensa a buscar as informações e ter um mandato que venha até nós, que solicite a nossa presença, que valorize a imprensa da maneira como precisa ser valorizada…Estamos realmente nos sentindo participando de um processo de construção”.

Informamos que serão realizadas ainda este mês duas agendas do Novembro Negro: A live “Vultos e Feitos de mulheres negras em Alagoinhas”, dia 18 às 19h, e a Sessão Solene do Dia da Consciência Negra e entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, dia 23 às 15h.

Mariana Villanova
Câmara Municipal de Alagoinhas