COMISSÃO DE CUIDADO E BEM-ESTAR ANIMAL DA CÂMARA DE ALAGOINHAS PROMOVE REUNIÃO COM SECRETARIA DE SAÚDE

Cuidar da saúde e bem-estar animal também é uma questão de saúde pública! Desde a formação da Comissão Especial de cuidado e bem-estar animal da Câmara, que aconteceu no dia 31 de agosto de 2021 nomeando via decreto a vereadora Luma Menezes e os vereadores Luciano Almeida, Juracy Nascimento, Anderson Baqueiro e Edy da Saúde como membros, ações têm sido realizadas. Entre elas, a implementação do Programa de Castração.

No dia 11 de fevereiro, após alguns encontros para tratar dessa pauta, os integrantes reuniram com a secretária de saúde Laína Passos. Estiveram presentes também o presidente da Casa Legislativa, Cleto da Banana e a secretária de assistência social, Ludmilla Fiscina.

Na oportunidade, foi apresentada a estrutura do programa, processo de implementação e animais que serão contemplados: cães e gatos. O programa de castração será implementado com recursos destinados de emendas parlamentares dos membros da comissão e recursos da prefeitura.

Como encaminhamento, a secretária ficou de anunciar nos próximos dias o lançamento do edital no Diário Oficial, onde constará a modalidade de licitação (credenciamento) para contratação das empresas (clínicas veterinárias) que realizarão o serviço – que posteriormente, passados os trâmites burocráticos, será ofertado gratuitamente na cidade de Alagoinhas.

Vale destacar que o trabalho da Comissão resultou em uma alteração na Lei Orçamentária de 2022 e já há previsão de recursos para atender ao programa de castração no PPA de 2022-2025.

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom