DIA DO CATADOR DE MATERIAL RECICLÁVEL É COMEMORADO NA CÂMARA DE ALAGOINHAS

No Dia Municipal do Catador de Material Reciclável, celebrado em 18 de outubro, aconteceu na Câmara de Vereadores uma Sessão Especial em homenagem às catadoras e catadores de Alagoinhas. A iniciativa de realização foi solicitada através do requerimento nº 038/2022 de autoria do presidente Cleto da Banana e de acordo com a lei nº 1.897/07 e reuniu cooperativas, representantes do poder público, da imprensa e sociedade civil.

Ao iniciar, o presidente falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos catadores nas suas rotinas de trabalho e ressaltou: “Coloco esta Casa à disposição e destaco que: valorizar a categoria através da discussão e implantação de políticas públicas efetivas que contribuam para uma real inserção social e econômica é uma das nossas missões”, complementando ainda: “Sejam bem-vindos à nossa Casa, à Casa de vocês, à Casa do povo”.

Foram convidados para compor a mesa: Brunessa Figueiredo – Cooperativa Exército de Cristo (Cooperc), José Antônio – Cooper Evangélicos, Rosameire Neri de Queiroz – fundadora da Cooperativa Coral, Jonatas Borges – Diretor Aterro Sanitário, representando a SESEP, José Domingos – presidente da Associação Baiana de Reciclagem – ABR e Sheila Damião – Palestrante e Master Coach.
Na ocasião, Sheila Damião ministrou uma palestra com o tema: Valor, princípios e identidade: usando a inteligência emocional. A palestrante utilizou a sua experiência pessoal para falar sobre vencer dificuldades e obstáculos, realizando dinâmicas com vereadoras, vereadores e presentes no plenário.

Durante as falas, José Antônio destacou: “Sempre existiu um grande preconceito nessa questão de declarar: Eu sou um reciclador! Sabemos que ainda impera essa dificuldade na sociedade”.

Rosameire, direcionando a palavra ao presidente, ressaltou: “ Dizer da importância que é para mim estar aqui hoje, no dia 18 de outubro de 2022. Você não sabe a motivação que é para o catador de material reciclável estar nessa casa. Ver os senhores vereadores aqui nos ouvindo”.

José Domingos: “Estamos com 32 famílias trabalhando para vencermos a batalha”.

Brunessa pontuou: “Ser um reciclador hoje não é só um meio de vida, mas sim, se tornou uma profissão”.

Para assistir na íntegra clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=nz6uGBUNuYA

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom