DIA INTERNACIONAL DA MULHER É CELEBRADO NA CÂMARA

Aconteceu na Câmara Municipal na terça-feira, 08 de março, em atendimento à resolução nº 133/84, a sessão solene anual em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento celebrou os 90 anos de voto feminino, homenageando ex-vereadoras da cidade de Alagoinhas e mulheres que foram candidatas e não lograram êxito nas eleições.

O presidente Cleto da Banana abriu a solenidade falando da importância da participação feminina na política e do orgulho de ter 25% das cadeiras da Casa atualmente ocupada por mulheres, destacando o avanço em relação às outras legislaturas.

O presidente convidou as integrantes da Bancada Feminina para comporem a mesa, justificando a ausência da vereadora Raimunda Florêncio, que por motivos de saúde não pôde comparecer. A vereadora Juci Cardoso assumiu a condução dos trabalhos e ressaltou a importância da realização do evento: “Para nós, da bancada feminina da Câmara de Vereadores de Alagoinhas, é muito emblemática uma vez que nós estamos aqui discutindo hoje justamente o fortalecimento da participação de todas as mulheres nos espaços da política”, discorrendo na sua fala sobre a evolução pelos direitos das mulheres no Brasil.

A vereadora Jaldice Nunes falou sobre o tema: Mulher, solidariedade e participação política. “É um motivo de muita alegria, de honra ter, ser sobrinha de Risélia: ela que também foi uma das primeiras vereadoras do nosso município”. Complementando: “Estamos nessa noite reverenciando, agradecendo, reconhecendo o fazer das nossas antecessoras. Palmas para todas as ex-vereadoras que aqui passaram e que deixaram um legado maravilhoso”.

A vereadora Luma Menezes destacou o papel das parlamentares na construção das políticas públicas municipais para mulheres, trazendo em slides projetos e produções das vereadoras do ano de 2021 com foco em políticas, e proposições que foram exclusivamente voltadas para as mulheres. “Nossos desafios enquanto mulheres não são apenas na política. Ser mulher e ocupar qualquer espaço é realmente desafiador, mas nem por isso a gente vai desistir e nem por isso a gente vai deixar de dar o nosso melhor”.

Além das vereadoras da bancada feminina compuseram a mesa as ex-vereadoras homenageadas: Maria de Lourdes Almeida Veloso (representada pela neta Jaqueline), Maria Risélia Lima, Noelia Garcia dos Santos, Iraci Gama Santa Luzia, Sônia Regina, a subsecretária de assistência social, Havana, M. Juiz Luciano Ribeiro, Capitã Iara (representando o 4º BPM) e Renata Fortaleza.

As ex-vereadoras falaram sobre a sua biografia e história na política. Os vereadores também proferiram discursos de homenagem em relação às conquistas femininas.

Renata Fortaleza, presidente do Conselho Municipal de defesa dos direitos das mulheres e criadora da Patrulha Maria da Penha na cidade de Alagoinhas, recebeu dos vereadores a vereadoras, na ocasião, o Título de Cidadã Alagoinhense.

Na oportunidade, o presidente Cleto da Banana fez uma homenagem às vereadoras da Casa e à diretora Denise Gonçalves, pela passagem do Dia Internacional da Mulher e pelo trabalho realizado.

Todas as falas e a sessão na íntegra estão disponíveis através do link: https://www.youtube.com/watch?v=PfEj1MS9LxU e nas redes sociais das vereadoras Juci Cardoso, Luma Menezes e Jaldice Nunes.

A próxima sessão ordinária será realizada na quinta-feira às 15h, horário regimental.

Mariana Villanova
Assessoria de comunicação – ASCOM