DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS É TEMA DE SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA

Fruto do requerimento nº 51/18, de autoria do vereador João Henrique Paolilo, foi realizada na última terça-feira (04) na Câmara Municipal de Alagoinhas, uma Sessão Especial referente ao Dia Mundial da Luta contra a AIDS. No plenário, marcaram presença alunos da Faculdade Santo Antônio e demais representantes da sociedade civil.

Além do propositor da sessão, compuseram a mesa: Daiana Dayube, Psicóloga representante do Serviço de Assistência Especializada (SAE), Yago Raynan Rodrigues, aspirante oficial representante da Polícia Militar de Alagoinhas, Catarina Dantas, Diretora da Vigilância em Saúde – SESAU, Tarcila Cavalcante, representando a Organização Homossexual Geral de Alagoinhas (OHGA) e Geraldo Lima, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).

Daiana Dayube apresentou uma palestra elucidativa sobre os serviços prestados e ações realizadas pelo SAE, formas de prevenção e transmissão das infecções sexualmente transmissíveis, sintomas, e tratamentos disponíveis realizados gratuitamente pelo SUS. Discorreu também sobre a importância da realização de exames periódicos e as fases da infecção pelo HIV.

Ao fazer as considerações finais, o vereador João Henrique agradeceu a presença de todos, e pontuou: “Esta Casa e Alagoinhas têm a responsabilidade pelo seu tamanho, pelo seu porte, pela sua consciência política e amadurecimento, de ser vanguardistas em temas importantes, em temas atuais, em temas que possam contribuir para o crescimento da nossa sociedade”. Assegurou ainda que apresentará nos próximos dias um projeto de lei para que seja criada no mês de dezembro a Semana Municipal de Combate à AIDS, a ser realizada anualmente no município de Alagoinhas.

Foto – Kekeu Barreto