Em sessão solene, Câmara Municipal concede medalha Mãe Helena de Honra ao Mérito Social

Aconteceu segunda-feira (17), na Câmara Municipal de Alagoinhas, a entrega da medalha Mãe Helena de Honra ao Mérito Social, proposta através do requerimento nº 009/2024, de autoria do vereador Anderson Baqueiro. Ao iniciar a sessão, o vereador esclareceu sobre os contemplados com a condecoração: “Pessoas físicas, jurídicas ou instituições do 3º setor que se destacam na promoção de relevantes serviços sociais no município de Alagoinhas”.

Na ocasião, compuseram a mesa: Cecílio Abade, vice-presidente do Lar Espírita Mãe Helena, Padre Pedro Miquel, representando o bispo Francisco de Oliveira Vidal, Antônio Paolo Nozza, Pastoral do Menor de Alagoinhas, Rui Costa, secretário de Assistência Social, Iraci Gama, secretária de Cultura, Esporte e Turismo, e Hilton Ribeiro, secretário de Relações Institucionais e o vereador Anderson Baqueiro.

Foram homenageados homens e mulheres que se destacam ou se destacaram na realização de ações em prol do social: Pamela Santana Araújo, Ana Paula Xavier, Alderice de Souza Santos, Maria Divaneide Rodrigues Rabêlo, Genildes Souza Santos, Maria Cristina dos Santos, Selma Batista Maia, Ícaro Pereira, Rosilda Silva da Rocha, Antônio Paolo Nozza, Celina Barbosa da Cruz, Padre Pedro Miquel, Ezequias de Aguilar Gonçalves, Eliana Bispo dos Santos, Anderson Carlos da Silva Carvalho, Indiara Santos Bitencourt, Celianne Pinheiro Simoura, Padre Diêgo Alberto Lima dos Santos, Projeto Tambores Abençoados, Afrânio dos Santos Góes, Roselita Batista da Costa, Antônio Servíllio dos Santos, Madre Patrícia e Padre Marcelo Pereira dos Santos.

Iraci Gama falou sobre altruísmo e destacou: “Cuidar da própria vida já é nossa obrigação, agora cuidar da vida dos outros vai além da obrigação. Exige uma disposição interior enorme, exige que a pessoa tenha altruísmo, que tenha um espírito público, que tenha disposição de deixar os seus próprios interesses para colocar a necessidade de quem está na sua frente em primeiro lugar e eu via isso acontecer com Mãe Helena. Tive o privilégio de conhecê-la quando eu era menina”.

Rui Costa pontuou: “Parabenizá-lo (vereador Anderson Baqueiro) por este ato em que a medalha Mãe Helena traz a simbologia dos trabalhos sociais desenvolvidos por todas as entidades, pelas pessoas e pelas instituições, sejam públicas ou privadas nas quais temos aqui em Alagoinhas”.

Antônio Paolo falou sobre o trabalho desenvolvido pela Pastoral do Menor: “Como todo mundo sabe tem um abrigo que acolhe crianças desamparadas. É um exemplo do que Dona Helena deixou. Eu descobri 30 anos atrás que fazer o bem para os outros é uma coisa que faz bem para minha alma, então eu estou continuando aqui neste caminho”.

Padre Pedro Miguel, ressaltou: “A igreja também tem um compromisso com a sociedade pois estamos inseridos nela. Então buscamos a luz da fé, a luz da palavra de Deus e também corresponder a esse anseio evangélico no que se refere ao cuidado com os mais pobres e necessitados da sociedade”.

Para assistir a sessão na íntegra é só clicar no link: https://www.youtube.com/watch?v=UhJqClYM8qg

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz

Acesso Rápido