Encontro na Câmara Municipal de Alagoinhas reúne mulheres de 18 municípios

Com representantes de Alagoinhas, Aramari, Catu, Olindina, Araçás, Entre Rios, Inhambupe, Pedrão, São Gonçalo dos Campos, Crisópolis, Itanagra, Euclides da Cunha, Esplanada, Camaçari, Dias D’Ávila, Teodoro Sampaio, Acajutiba e Ouriçangas foi realizado nesta segunda-feira (21), na Câmara Municipal de Alagoinhas, o Encontro de Mulheres do Litoral Norte e Agreste Baiano.

A primeira atividade do dia foi um café da manhã no Centro de Cultura, situado em frente ao prédio do legislativo. Um grupo de samba de roda do município de Pedrão abriu o evento no plenário da Câmara Municipal.

A secretária estadual de Políticas para a Mulheres, Elisangela Araújo, e assessores participaram do encontro, coordenado pela vereadora alagoinhense Juci Cardoso.

A vereadora agradeceu a presença das mulheres por terem atendido o chamado, que para ela “é um momento histórico de retomada de luta do território”. “Na semana passada, vocês viram, uma mulher de 72 anos foi executada por conta da luta dela. Este tipo de crime, que muitas vezes acontece, é uma tentativa de desmotivar mulheres que estão nas lutas, sejam institucionalmente na política ou na comunidade, precisa cessar. A democracia, que é plural, para ser efetivamente plural precisa que as mulheres tenham acesso a direitos”, salientou, acrescentando “que a atividade é muito simbólica por ser a primeira vez que a Secretaria de Políticas para as Mulheres vem até o território para fazer este tipo de diálogo”.

A vereadora solicitou um minuto de silêncio em homenagem à Maria Bernadete Pacífico, mais conhecida como Mãe Bernadete, assassinada na semana passada em sua casa, situada na comunidade de Pitanga dos Palmares, em Simões Filho.

A secretária de Políticas para as Mulheres falou sobre a importância dos encontros. “Até o momento realizamos 14 encontros nos territórios de identidade e este será o décimo quinto visando a territorialização das ações políticas da secretaria. São encontros importantes, de escuta, para a SPM compreender a necessidade de investir em ações concretas como políticas de estado para as mulheres”, argumentou.

Elisangela Araújo apresentou os programas da SPM que estão em curso e outros que serão implementados ao longo dos próximos meses visando combater os mais variados tipos de assédios contra as mulheres – sexual, institucional, moral, obstétrico. De acordo com a secretária, apenas 16 dos 417 municípios do estado possuem em suas estruturas órgãos para a implementação de políticas públicas voltadas para a proteção, acolhimento e defesa das pautas que interessam às mulheres.

Grupos

Na segunda parte do encontro grupos foram formados com eixos temáticos definidos visando proporcionar o debate e a apresentação de sugestões à Secretaria de Políticas para Mulheres e a outras secretarias do estado em razão da transversalidade dos temas tratados no encontro.

Alternativas para a autonomia econômica das mulheres, educação inclusiva e não sexista, capacitação profissional, mapeamento da violência de gênero, ações de saúde voltadas para pessoas LGBTQIa+, criação de um Núcleo Territorial de Proteção às Mulheres do Litoral Norte e Agreste Baiano, instalação de delegacias especializadas no atendimento à mulher nos municípios do território, implementação de políticas públicas para as mulheres agricultoras familiares e disponibilização de apoio psicológico às mulheres vítimas de violência, dentre outros temas surgidos dos debates foram apresentados à SPM.

As vereadoras alagoinhenses Luma Menezes e Raimunda Florêncio participaram do encontro. Vereadoras de Aramari, Teodoro Sampaio, Olindina e Araçás representaram seus municípios no encontro, além de dirigentes de entidades da sociedade civil (sindicatos, OAB, conselhos de defesa das mulheres, instituições educacionais públicas).

Branco Sales, prefeito de Cardeal da Silva e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte e Agreste Baiano, também participou do encontro de mulheres.
A deputada Ludmilla Fiscina reafirmou o seu compromisso com a implantação de políticas públicas voltadas para o atendimento das demandas das mulheres do Litoral Norte e Agreste Baiano.

O presidente da Câmara Municipal de Alagoinhas, Cleto da Banana, e os vereadores Luciano almeida e Franscisco Thor de Ninha também participaram do encontro.

Após o final do encontro, as mulheres presentes almoçaram no Centro de Cultura de Alagoinhas.

Fotos – Jhô Paz