FIBROMIALGIA É TEMA DE RODA DE CONVERSA NA CÂMARA⁸

No dia 30 de maio foi realizada na Câmara de Alagoinhas uma roda de conversa de iniciativa da vereadora Juci Cardoso em parceria com a Casa Legislativa. O evento intitulado “Mulheres de Fibra: A dor pode ser invisível, nós não” contou com a presença de várias mulheres portadoras da FM. Foram realizadas palestras, atendimentos de massoterapia, fisioterapia e triagem psicossocial.

A síndrome da fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo inteiro, principalmente na musculatura. Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia apontam que de cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.

Na ocasião, Juliana Prata, coordenadora da rede de fisioterapia de Alagoinhas ministrou uma palestra discorrendo sobre o conceito de fibriomialgia, critérios diagnósticos para a síndrome segundo o colégio Americano de Reumatologia e tratamento. Jade Reis, terapeuta holística, falou sobre acolhimento, emoções e traumas.

Ao longo do evento, Juliana pontuou: “Eu queria nesse momento agradecer à vereadora Juci por ser uma grande militante da saúde, daquela saúde que precisa de um olhar mais crítico, daquela saúde que precisa de um olhar construtivo, sabe? Porque ela é uma desbravadora, ela é uma guerreira e se debruça muito sobre isso, sobre as nossas assistências e eu me sinto muito feliz em poder estar aqui”.

Vale destacar que dois projetos de autoria da vereadora, que tratam do tema no âmbito do município de Alagoinhas, já foram aprovados na Câmara e aguardam sanção do prefeito: o PL 016/2022 que dispõe sobre o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia em locais como bancos, supermercados, farmácia, entre outros e o PL 017/2022 que institui a carteira de identificação das pessoas com fibromialgia (CIPFIBRO).

Além dos projetos citados, a lei nº 2.598/2022 que institui o Programa Municipal de cuidados para pessoas com fibriomialgia – PCPF, também é fruto de um projeto de lei de autoria da vereadora.

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom