Comemorado em 16 de maio, o Dia do Gari homenageia trabalhadores que são responsáveis por manter as cidades limpas e os ambientes adequados à saúde.
Para homenagear os profissionais, a Câmara Municipal realizou na última quarta (29) sessão especial por indicação do vereador Cleto da Banana, presidente do legislativo.
Felipe Costa, gerente da Limp City, empresa que atua na limpeza urbana em Alagoinhas, foi o primeiro a falar na sessão especial. Ele parabenizou os vereadores presentes e o vereador Cleto da Banana pela homenagem prestada aos garis. “Quero dizer que é um momento muito importante para toda a classe. Sabemos que temos muitas dificuldades, muitas demandas, mas eu tenho certeza de que vocês desempenham o melhor que podem fazer”, salientou.
Delegado da Polícia Civil, Rafael Almeida afirmou que os garis têm um papel importante na sociedade. “Assim que o convite chegou eu não pensei duas vezes para estar aqui hoje e prestigiar a homenagem a vocês”, disse.
Representando o vereador de Salvador Carlos Suíca, Cláudio Araújo, diretor do Sindilimp Agreste, justificou a ausência do parlamentar pelo dele estar no momento da sessão especial reunido com deputados federais para discutir o projeto de 4146/2020, que regulamenta a profissão de gari. “A aprovação do projeto vai garantir um piso de dois salários mínimos para todos, carga horária reduzida de seis horas, insalubridade de 40% e aposentadoria especial”, argumentou o dirigente sindical.
Edmilson Figueredo, secretário de Serviços Públicos, falou sobre a relevância do trabalho dos garis: “Vocês são muito importantes. Eu digo até que é mais importante até do que qualquer outra função exercida aqui no município porque sem vocês ou se vocês não fizeram o trabalho bem feito como é, a cidade seria um verdadeiro caos. Por isso, eu quero agradecer a vocês em nome do prefeito Joaquim Neto, que não pôde estar aqui. Então, muito obrigado a vocês. É nós que agradecemos a vocês. Parabéns por esse dia, por essa homenagem, pois vocês são merecedores”.
Diretor coordenador da Associação Bahiana de Reciclagem, Denilton Salomão agradeceu ao vereador Cleto da Banana por homenagear uma classe que é esquecida. “Só nós sabemos como é o trabalho do dia a dia e quais são as labutas que passamos, mas estamos sendo representados aqui na frente e também lembrados no dia do gari”, pontuou.
Michele Maria, auxiliar administrativa e coordenadora do Sindilimp, disse que enquanto trabalhadora de asseio e conservação, e nunca de limpeza urbana, não iria se apropriar do termo gari. “Pela primeira vez, estou na limpeza urbana, mas na parte administrativa, porque até quando eu era de asseio e conservação eu era desse setor. Para mim é uma honra fazer parte dessa categoria porque a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras vem muito além desse momento único, importante e ímpar que a gente está vivendo aqui hoje”, enfatizou a coordenadora.
Ticiane Queiroz, cooperada da Cooperativa Coral, realiza coleta seletiva. “É gratificante o reconhecimento do nosso trabalho, que não é valorizado. É um trabalho digno, importante para a sociedade, importante para o meio ambiente, importante para a saúde, para tudo”, assegurou.
Presidente da Câmara Municipal, o vereador Cleto da Banana falou sobre a alegria e a satisfação de participar da sessão especial, citou o requerimento de sua autoria, aprovado por unanimidade pelas vereadoras e vereadores, que garantiu a realização da homenagem aos garis.
O vereador informou sobre a aprovação do projeto de lei n° 035/2024 que instituiu o Dia Municipal do Gari, encaminhado para redação final e posterior sanção do prefeito. “A data comemorativa instituída por esta lei integrará o calendário oficial de eventos do município. O poder executivo estará autorizado, na referida data comemorativa, a realizar ou firmar parcerias para promover ações voltadas à conscientização da importância da categoria para a sociedade”, garantiu.
A mesa da sessão especial teve a seguinte composição: Michele Maria, auxiliar administrativa e coordenadora do Sindilimp; Denilton Salomão, diretor coordenador da Associação Bahiana de Reciclagem; Edmilson Figueiredo, secretário municipal de Serviços Públicos; Cláudio Araújo, Diretor do Sindilimp Agreste; Felipe Costa, gerente da empresa Limp City; Dr. Rafael Almeida, delegado da Polícia Civil; Ticiane Queiroz, cooperada da Cooperativa Coral; vereador Cleto da Banana, presidente da Câmara Municipal.
Para assistir a sessão na íntegra, é só clicar no link: https://www.youtube.com/watch?v=FJ9DJ3OQvlg&t=3484s
Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz