HISTÓRIA DE ALMIRO CONCEIÇÃO, EX-VEREADOR, É APRESENTADA NA CÂMARA

Dando seguimento às ações do Novembro Negro, uma iniciativa da vereadora Juci Cardoso, foi realizada no dia 11 de novembro a live mediada pela Dra. Iracelli da Cruz, professora de história, pesquisadora e coordenadora da linha de pesquisa Estudos de Gênero e Sexualidade do GEPEA.

Compuseram a mesa, além da vereadora e da mediadora: Ede Ricardo, doutorando em história e coordenador do GEPEA e Moisés Moraes, membro do GEPEA e mestre em história regional e local. O tema do encontro foi: “Um operário Preto na Câmara. A trajetória de Almiro Conceição”.

Iracelli iniciou a fala destacando: “Almiro Conceição foi um operário preto que se tornou vereador na cidade de Alagoinhas em 1948, no século passado, ocupando o cargo até 1950. Ele tem uma trajetória emblemática para quebrarmos o mito de que gente preta não faz, não fez política no Brasil”.

Moises ressaltou: “Almiro de Carvalho Conceição foi o primeiro vereador eleito em Alagoinhas que era negro, operário, com origem no campo da esquerda. Esse ineditismo se constitui como um marco histórico a ser considerado”.

Ede complementou fazendo um resgate sobre a vida de Almiro e contextualizado: “Resgatar a trajetória de Almiro Conceição é também pensar que a história não é somente a contemplação do passado. Muito pelo contrário. Olhar para história é olhar para o presente. História nunca foi a ciência do passado. É a ciência do presente.”

A gravação na íntegra está disponível através do link: https://www.youtube.com/watch?v=yjbguao1_go

Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom
Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 10 =

Ouvidoria

Horários de funcionamento.
Segunda à quinta-feira: 08h às 13h, 14h às 17h. Sexta: 8h às 13h
perm_phone_msg (75) 3318-3319

Onde Estamos?