Memorial do Legislativo de Alagoinhas discute programação do mês de setembro

Aconteceu ontem (18), na Câmara Municipal de Alagoinhas, uma reunião que teve por objetivo definir a grade de programação do mês de setembro do Memorial do Legislativo, inaugurado recentemente.

Participaram o presidente Cleto da Banana, a diretora administrativa Denise Gonçalves, os fazedores de Cultura de Alagoinhas/Ba: Antonio Carlos Dória, historiador e artista plástico; João Lopes, psicólogo e poeta; José Olívio Paranhos, escritor e cordelista e a equipe que integra o Memorial: Evelin Ianni; Everlaine Santos; Adriane Carneiro; Ivanildo Lima, servidor efetivo; Vanderley Soares, diretor da Escola do Legislativo; Ana Gleise Santos, coordenadora do Memorial, e Mariana Vila Nova, assessora de comunicação.

O tema “Conhecer e se reconhecer em nossa história” norteará as ações do Memorial neste ano, e o lema para o mês de setembro de 2023: “Alagoinhas e a independência do Brasil”.

Na ocasião, foram diversas as sugestões apresentadas pelos fazedores de cultura, entre elas destacam-se: a necessidade de releituras da história cidade de Alagoinhas destacando o papel da Casa Legislativa, a apresentação do tema bicentenário do 2 de julho por meio de vídeo e poesias, mapeamento de autores, escritores de Alagoinhas e eventos de lançamento de livros e promoção de rodas de conversa sobre a independência da Bahia com acadêmicos e pesquisadores.

João Lopes destacou o ineditismo da discussão coletiva, ressaltando: “A 1ª coisa que eu acho importante é a Câmara ter tido a ideia de fazer um Memorial. Importante no país, que a gente sabe que a memória é muito volátil, curta, o esquecimento é muito presente, propositadamente ou não. E depois construir um prédio, tão elegante, bonito, bem feito e bem cuidado. ”

Complementando ainda: “Convidar a comunidade para pensar a programação considero algo praticamente inédito, não é muito comum aos poderes públicos convidarem a comunidade para opinar, sugerir, pensar junto as estratégias, propostas e ideias. É uma coisa muito relevante e deve ser aplaudida ”.

O presidente Cleto pontuou: “Nada mais justo que convidar a comunidade para discutir conosco o uso deste espaço, que é de todos, que é do povo. Estou muito feliz em participar deste momento”.