Na Tribuna Popular, funcionário do SAMU critica administração municipal e apresenta reivindicações

Funcionário do SAMU, Anderson Costa utilizou a tribuna popular da Câmara Municipal na sessão de terça-feira (5) para criticar a administração e apresentar três demandas dos trabalhadores – reajuste do valor dos plantões, do vale alimentação e da insalubridade.

Em relação ao valor dos plantões, Anderson Costa afirmou que não há reajuste desde a sua implantação, em 2007, na administração do prefeito Joseildo Ramos. “Hoje, 17 anos depois o valor continua o mesmo”, salientou, para em seguida questionar. “Será que em 17 anos nada mudou?”.

Outro problema enfrentado pelos trabalhadores do SAMU é o quantitativo de vale alimentação repassado aos plantonistas. “O vale alimentação é conferido a cada servidor que trabalha 40 horas semanais. Ou seja, a cada 40 horas o servidor que atende a essa carga faz jus a dois vales alimentação por dia trabalhado. Os plantonistas tanto do SAMU, do CAPS e da Maternidade têm realidades diferentes, pois trabalham em regime de plantão. Plantão de 24 horas. Ou seja, para equiparar aos outros servidores que trabalham de segunda a sexta, teríamos que receber no mínimo três vales alimentação por plantão. O que não acontece. Isso já foi discutido com a área de Recursos Humanos da Prefeitura de Alagoinhas, mas eles batem o pé dizendo que não podem passar desses dois vales, ou seja, trabalhamos 24 horas com a quantia mínima para nos manter durante o plantão’, enfatizou Anderson Costa.

A questão da insalubridade também foi apresentada na tribuna popular pelo funcionário do SAMU. Os trabalhadores reivindicam o índice 40% em razão da natureza das atividades que desempenham. “Estamos ali durante todos os dias, lidando com doenças contagiosas, temos contato direto com os pacientes, adentramos em unidades hospitalares e, infelizmente, esse nosso pleito também tem sofrido uma certa resistência por parte do poder público”, afirmou Anderson Costa.

As vereadoras Luma Menezes e Juci Cardoso e os vereadores Thor de Ninha e Cleto da Banana se colocaram à disposição dos funcionários do SAMU para discutir a questão com a Prefeitura de Alagoinhas por consideraram justas as reivindicações apresentadas por Anderson Costa.

Foto – Jhô Paz