NEUROCIÊNCIA EDUCACIONAL É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA REALIZADA NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS

No dia 28 de maio, foi realizada uma Audiência Pública com o tema: “A Neurociência e a educação na Primeira Infância”, fruto do requerimento nº 010/2019 de autoria e iniciativa do vereador Luciano Sérgio. O encontro, que aconteceu no auditório do Hotel Áster, foi promovido pela Câmara Municipal de Alagoinhas e pelo referido parlamentar, em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC).

O presidente da Casa Legislativa, Roberto Torres, deu início à Audiência desejando boas-vindas à todos e falando da importância do tema para o sistema educacional do município, passando a palavra para o vereador Luciano Sérgio, que pontuou: “Eu queria primeiro agradecer à Deus, depois à vocês, os convidados, principais protagonistas desse momento de muita importância para Alagoinhas, para a educação, para esse olhar transversal, necessário pra gente se reinventar e restabelecer uma nova ordem em que a prioridade precisa ser esse olhar para a educação na 1ª infância.”

Cerca de 500 pessoas entre psicólogos, professores, mestres, doutores, pedagogos, terapeutas, assistentes sociais, agentes de saúde, enfermeiros e estudantes universitários, compareceram para prestigiar as renomadas palestrantes Anna Lúcia Campos e Eleonor Beuttemmuller, e permaneceram atentos durante as mais de 3 horas de apresentação.

As palestrantes trouxeram para o conhecimento do público um novo conceito de aprendizagem, as dificuldades e principais transtornos relacionados ao período conhecido como a 1ª infância (segundo Anna Lúcia esse período se estende até os 8 anos), momento crucial para o desenvolvimento do cérebro humano, assim como pesquisas atuais acerca das bases biológicas dos processos de ensino e aprendizagem.

Anna Lúcia é mestre em neurociências, em psicobiologia e neurociência cognitiva, Presidente da ASEDH (Associação Educativa para o Desenvolvimento Humano), e membro de IMBES (Sociedade Internacional Mente, Cérebro e Educação – USA).

Foto – Kekeu Barreto