PALESTRA SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) É REALIZADA NA CÂMARA

Aconteceu no dia 26 de maio, um evento de iniciativa da vereadora Luma Menezes e do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Alagoinhas, em parceria com a Casa Legislativa, que tratou dos Direitos das Pessoas com Deficiência – TEA (Transtorno Espectro Autista), atualidades e desafios.

O principal objetivo foi chamar a atenção da população, do poder público e privado sobre a importância do debate, esclarecimento e efetivação dos direitos das pessoas com deficiência no município de Alagoinhas. O encontro foi conduzido pela presidente do Conselho Municipal dos direitos da pessoa com Deficiência de Alagoinhas, Leise Catiussia, mulher negra, deficiente visual e dona de uma oratória incrível.

Jecilene Rezende, mãe de um garoto autista e professora, ministrou uma palestra trazendo experiências da sua vivência e os principais desafios enfrentados ao longo da sua vida como mãe. Falou ainda das características do autismo na vida adulta, da importância do envolvimento dos pais no acolhimento, desenvolvimento e cuidado dos seus filhos, conscientização, preconceito, enfrentamento e necessidade de políticas públicas efetivas.

O evento contou com a presença da oficina de percussão da Associação Pestalozzi, do presidente Cleto da Banana e dos vereadores Edy da Saúde, Luciano Almeida e Francisco Thor de Ninha. O presidente, durante a fala, garantiu que no recesso a Casa passará por algumas transformações que garantirão ainda mais acessibilidade e inclusão às pessoas com deficiência.

No encerramento, Lusa Nonato, representante do conselho, agradeceu a presença de todos: “Que esse momento nosso seja uma iniciativa para que possamos fazer outras ações.”

Assista na íntegra através do link: https://www.youtube.com/watch?v=7qaSuipT-YA

Mariana Villanova