Presidente da Associação do Cruzeiro dos Montes cobra ação da gestão municipal

Durante a sessão ordinária realizada ontem (18), na Câmara Municipal de Alagoinhas, utilizou a tribuna popular Júlia Gaudêncio, presidente da Associação de Moradores do Cruzeiro dos Montes. Na sua fala, trouxe questões relacionadas ao espaço para funcionamento da instituição e burocracias enfrentadas: “Não existe nenhuma outra! Após a gente conseguir registrar a nossa associação, nós entramos com um pedido junto à prefeitura de um espaço, que muita gente aqui conhece lá no Cruzeiro dos Montes, para que esse espaço fosse passado para nós através de um termo de cessão de uso.”

Inicialmente foi protocolado um documento na prefeitura: “Esperamos nove meses para que esse documento nos fosse entregue e em 2023 nós conseguimos o documento assinado pelo prefeito Joaquim Neto. No outro dia, após a gente ter recebido esse documento, eu fiz uma reunião com a diretoria e nós tomamos posse do espaço.” Segundo ela, um cidadão chamou a polícia e disse que estavam invadindo o local: “Fomos parar na delegacia e o delegado foi muito sensato nas palavras, olhou a nossa documentação e não acatou o documento que ele levou lá, um documento antigo…passou 3 dias um funcionário da prefeitura esteve em minha casa dizendo que tinha sido publicada a revogação desse termo de cessão de uso.”

Complementando ainda: “Eu estou hoje aqui para pedir a vocês que juntem-se a nós nessa luta, porque essa decisão do prefeito ele não está me prejudicando enquanto presidente da associação, mas está prejudicando toda a comunidade do Cruzeiro dos Montes e a gente já não tem lazer, já não tem nenhum tipo de cultura naquele espaço ali e a única coisa que nos restava, uma luz que a gente poderia fazer algum tipo de trabalho ou até tentar algum tipo de projeto, a gente não pode porque a gente não tem o endereço fixo.”

Após a fala de Júlia, o presidente Cleto da Banana orientou em relação ao uso da tribuna: “De acordo com o nosso regimento três parlamentares poderão fazer os comentários sobre o assunto apresentado.”, esclarecendo ainda que os edis poderiam tratar do assunto durante o pequeno e grande expediente, conforme inscrições.

A vereadora Jaldice Nunes parabenizou Júlia: “Dizer que fico orgulhosa da sua coragem não só por falar e estar lutando pelo bem comum da associação e que com certeza muito servirá àquela população do Cruzeiro dos Montes, mas dizer de sua coragem também de vir à esta casa, usar a tribuna e falar de coisas que acontecem mesmo, hoje, principalmente se avizinhando o tempo das eleições.”

A vereadora Luma Menezes, em apoio sugeriu: “Aproveitando a presença do secretário e a demanda trazida por Júlia, que possamos, enquanto vereadores e vereadores, talvez construir aqui uma comissão para levar essa demanda junto à secretaria de relações institucionais, dialogar com o procurador do município e entender de forma profunda o que têm dificultado do município avançar nessa questão que Júlia traz aqui para gente e encontrar um caminho.”

A vereadora Juci Cardoso reforçou o apoio à presidente da associação, colocando-se à disposição: “Você apontou uma série de documentos, eu acho que o ideal seria que você disponibilizasse e aí pudéssemos, a partir da secretaria de relações institucionais, de fato ver uma forma de intermediar essa questão. Nós nos colocamos à disposição.”

Foto – Jhô Paz