Presidente da Câmara de Vereadores participa de encontro na ACIA para discutir a implantação do Observatório Social em Alagoinhas

O Presidente da Câmara Municipal de Alagoinhas, Roberto Torres, compareceu nessa terça-feira (28) à Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas (ACIA) para participar de um encontro que discutiu a implantação/instalação do Observatório Social em Alagoinhas. Na ocasião estavam presentes, além da representação da sociedade civil, a Vice-prefeita Iraci Gama e David Ribeiro, Ouvidor do município.

O observatório social é um espaço para o exercício da cidadania, democrático e apartidário, que pretende reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

Para isso, os cidadãos que compõem o observatório farão uso de uma metodologia que, entre outras vantagens, facilitará o monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, agindo preventivamente no controle social dos gastos públicos.

O grupo – que atuará como pessoa jurídica em forma de associação – poderá ser constituído por empresários, profissionais, professores estudantes, funcionários públicos e demais cidadãos que voluntariamente queiram abraçar a causa da justiça social, cidadãos que lutam em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos.

Os observatórios sociais (OS) são organizados em rede, coordenada pelo observatório social do Brasil (OSB). A rede OSB está presente em mais de 100 cidades, em 19 Estados brasileiros.

Para maiores informações sobre os Observatórios Sociais acessem o link: http://osbrasil.org.br/