Professoras e professores da educação infantil homenageados com a Medalha do Mérito Educacional Paulo Freire

A Câmara Municipal homenageou na última quinta-feira (19), em sessão solene, educadoras e educadores com a medalha do Mérito Educacional Paulo Freire, a partir de proposta da vereadora Luma Menezes, em reconhecimento ao trabalho realizado na educação infantil em escolas públicas municipais e da rede privada. 

A mesa foi composta pela vereadora Luma Menezes, que presidiu a sessão solene, por Tainara Mendes de Araújo, aluna dos campus II da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), professora mestra Magnólia Silva Queiroz, que trabalha na UNEB e no CETEP, Iranildes Barreto dos Santos, coordenadora pedagógica da educação infantil da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), Giovana Tereza de Souza Cardoso, coordenadora da educação infantil da secretaria. 

Como plenário da lotado, a sessão homenageou o educador e filósofo Paulo Freire, patrono da educação brasileiro, e os profissionais que se dedicam à educação infantil, base fundamental para a formação das crianças ao longo da trajetória escolar.

Na abertura, o vereador Cleto da Banana, presidente da Câmara Municipal, ressaltou “a ação transformadora do trabalho de Paulo Freire e que a realização da sessão solene proposta pela vereadora Luma Menezes é a prova mais cristalina da obra imortal deste brasileiro-pernambucano, que no deixou um legado intelectual, humano e comprometido com as mudanças que o Brasil  tanto precisa, cuja continuidade depende do trabalho de cada uma e de cada um de vocês”.

Ao assumir a presidência da sessão solene, a vereadora Luma Menezes afirmou que a proposta para a instituição da Medalha do Mérito Educacional, em 2022, aconteceu em um momento em que o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, era alvo de uma campanha de fake news com objetivo de tentar desconstruir a imagem do educador e destruir o seu legado. “Vencemos isso, a educação prevalece, e hoje passamos por um momento de reconstrução da educação em nosso país e agora é o momento para a maior valorização dos profissionais de educação”, pontuou a vereadora. 

De forma unânime, os discursos das componentes da mesa registraram a grande importância da educação infantil e o legado do educador Paulo Freire.

A entrega de cada medalha às homenageadas e ao homenageado da rede pública municipal de educação e às homenageadas das escolas privadas foi seguida de aplausos, alegria e muita emoção no plenário da Câmara Municipal.

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Fotos – Jhô Paz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 15 =

Ouvidoria

Horários de funcionamento.
Segunda à quinta-feira: 08h às 13h, 14h às 17h. Sexta: 8h às 13h
perm_phone_msg (75) 3318-3319

Onde Estamos?