Secretário de Educação participa do 3º dia do ciclo de apresentações na Câmara

Em atendimento ao requerimento nº 009/17, a Casa Legislativa recebeu no dia 23.03 o Secretário de Educação Fabricio Faro, para participar do 3º dia do ciclo das apresentações que estão acontecendo durante o mês de março na Câmara Municipal de Alagoinhas. O objetivo do comparecimento do Secretário foi apresentar a situação em que encontrou a sua pasta e como se deu o processo de transição quando assumiu a gestão da SEDUC. Na oportunidade, o secretário apresentou o planejamento e as ações já executadas.

Fabricio Faro iniciou a sua fala agradecendo ao convite dos vereadores e em especial, a presença dos servidores da educação no plenário. Afirmou que a transição foi muito tranquila e que a antiga gestora foi bastante solícita e em nenhum momento se negou a apresentar a realidade da Secretaria de Educação.

Foram tratados os seguintes aspectos, na sequência da sua explanação: alimentação escolar, tecnologia, obras, transporte escolar, manutenção predial, financeiro, matrícula/censo, pedagógico e equipe que compõe a SEDUC.

Na área de alimentação escolar, por exemplo, destacam-se as seguintes ações pretendidas: oferecer um cardápio regional, fortalecer a agricultura familiar, aumentar o quadro técnico da coordenação (atualmente a Secretaria conta apenas com duas nutricionistas para atender mais de 80 unidades escolares), capacitação e formação constante das cozinheiras e auxiliares de cozinha e valorização desses profissionais.

Na área de tecnologia destaca-se a realização de um levantamento para disponibilizar Internet em todas as Unidades Escolares, bem como vigilância patrimonial através de sensores e alarmes (em estudo).

O Secretário apresentou as obras do governo federal que estão paralisadas, canceladas e as que foram retomadas. Entre as paralisadas, uma creche no bairro de Alagoinhas Velha e na Baixa da Candeia, com os valores previstos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) à empresa que ganhou a licitação para construir creches em todo o Brasil, a MVC. Para ter acesso às informações é só acessar SIMEC transparência http://simec.mec.gov.br/painelObras/.

O Secretário apresentou também as conquistas obtidas na área de educação em visita recente ao Presidente e ao Secretário do FNDE, no que se refere a reforma de algumas escolas e construção de creches.

No transporte escolar, entre as ações em andamento e já realizadas destacam-se: o levantamento de todas as rotas da terceirizada, manutenção e conserto dos ônibus próprios, implantação da garagem da SEDUC, notificação do prestador de serviço quanto à vistoria 2017, substituição de veículos em estado precário e supervisão surpresa dos roteiros realizados e identificação das rotas dos veículos. O Secretario anunciou também que em breve a população contará com uma nova ferramenta, o “zap denúncia”, onde o cidadão poderá fazer reclamações em relação a qualquer irregularidade encontrada no transporte escolar.

Na próxima sessão, que será realizada no dia 28 de março, está prevista a presença do Secretário de Saúde, Rodrigo Matos e do Secretário de Infraestrutura e Planejamento Urbano, André Luís de Carvalho.