SESSÃO ESPECIAL CELEBRA O DIA MUNICIPAL DA MULHER NEGRA E AFRODESCENDENTE

No dia 25 de julho, Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra foi realizada, na Câmara Municipal de Alagoinhas, uma Sessão Especial intitulada “Estreitando Laços”: uma homenagem ao Dia Municipal da Mulher Negra e Afrodescendente.

A iniciativa, de autoria do vereador Luciano Almeida, homenageou mulheres que diariamente realizam ações nas suas comunidades visando à construção de um mundo mais justo e igualitário. São mulheres que mesmo distante dos holofotes da grande mídia, abrilhantam a sociedade com o seu trabalho, a exemplo de Nildes Rocha, assistente social que realiza um trabalho magnífico com jovens na comunidade terapêutica Casa de Passagem Belém, em Alagoinhas.

As homenageadas receberam a medalha Tereza de Benguela (líder quilombola negra do século 18 que se tornou rainha do quilombo após a morte de seu companheiro), uma menção honrosa pelo reconhecimento na promoção do desenvolvimento social, político, cultural e econômico, com ações voltadas à comunidade na promoção da igualdade social.

Na composição da mesa, além do vereador autor, estiveram presentes: Jucileide Cardoso, presidente do Conselho Municipal de Defesa da Mulher, professora Iraci Gama, vice-prefeita do município, Luiz César, presidente da Associação da União de Terreiros Religiosos de Matriz Africana de Alagoinhas – Autrmaa, professora Leila Santos, Faculdade Santo Antônio, Yalorixá Jaciara de oyá, coordenadora da FENACAB (Federação Nacional do Culto Afrobrasileiro), e Ludmila Fiscina, subsecretária da SEMAS.

O vereador Luciano Sérgio parabenizou o colega pela iniciativa, e ressaltou: “Precisamos reconhecer o bom vereador, o bom representante, quando as suas ações falam mais do que os seus discursos, e você é o sinal disso aqui na casa”. Sobre o tema, destacou: “Eu estou feliz aqui dividindo esse dia especial, com cada uma das mulheres negras afrodescendentes, mas também com todas as mulheres, de todas as cores. Eu me sinto feliz porque sei da natureza, do bem-querer, do cuidado, da atenção, do transcender de amor que vocês têm com a sociedade e com todos nós”.

Ao final, o vereador Luciano Almeida agradeceu a presença de todos e colocou o seu mandato à disposição, ressaltando: “Quero fortalecer mais o movimento em defesa da mulher, quero me unir aos conselhos, às entidades que desenvolvem o trabalho na proteção e defesa dos direitos”.

Foto – Alex Cruz