Sessão Solene concede homenagens a líderes comunitários na Câmara Municipal de Alagoinhas

Aconteceu nesta terça-feira (22), na Câmara Municipal de Alagoinhas, sessão solene de entrega da Comenda do Mérito Comunitário Medalha Nilton Rodrigues da Silva. No total, 40 líderes comunitários foram homenageados.

Ao iniciar a sessão, o presidente Cleto da Banana destacou: “Vivemos mais um dia de grande emoção e de reconhecimento a um homem simples, do povo, cujas origens se assemelham às vidas de muitos de nós que hoje estamos aqui. A denominação da comenda indica que a Câmara Municipal valoriza a trajetória do senhor Nilton Rodrigues da Silva, o décimo oitavo vereador desta Casa, por sua assiduidade e presença constante no plenário ao longo de tantos anos.”

Compuseram a mesa, além do vereador autor da proposição Anderson Baqueiro: David Ribeiro, ouvidor, representando o prefeito Joaquim Neto, Gustavo Carmo, secretário de educação, José Santana, presidente da UAMA, Ana Cristina Silva, representando Alípio Afonso (ex-presidente da UAMA, in memorian), Haroldo Cristovam e José Raimundo Almeida, ex-presidentes da UAMA e Ten. Cel. João Himério.

O vereador Anderson Baqueiro ressaltou durante a fala, justificando a realização do encontro: “O patrono da comenda é o ilustre Sr. Nilton Rodrigues da Silva. Ele é exemplo para cada um que deseja contribuir com suas comunidades em suas associações, por seu caráter firme, por ser um homem honrado em nosso município e principalmente, essa comenda vai em nome de seu Nilton Rodrigues para que possamos incentivar às pessoas a ajudarem as suas comunidades e entidades”.

No pronunciamento de agradecimento, Nilton Rodrigues, lembrou dos vereadores da legislatura de 2001/2004, que à época aprovaram a criação do Dia Comunitário. Agradeceu aos vereadores e vereadoras da legislatura atual, que aprovaram o projeto de resolução n° 001/2023, que culminou com a resolução n° 316/2023.

Na ocasião, foram homenageados os líderes comunitários: Alírio Afonso de Assis (In Memorian), José Raimundo Almeida Rocha, Haroldo Cristovam Fagundes, Nilton Rodrigues da Silva, Santino Neres de Queiroz, Reginaldo da Silva Santos, Sinval dos Santos Almeida, Liliane Santana Nascimento Souza, Antônio Herculano dos Santos, Jean Alves dos Santos, José Carlos de Jesus, João Paulo Ferreira de Camargo, Valdicléia Pereira Santos, Ubiratan Araújo dos Santos, Gilberto Borges, Maria da Conceição Bastos Santos, Rosena de Meireles Santos Carvalho, Andrio Gonçalves dos Santos.

E ainda: Lindomar da Silva Souza, Geraldo Lima de Melo, Jailda de Argôlo Nascimento, Iolanda de Araújo Rocha, José Gonçalves, Rosimeire Damasceno Santos, Jorge Luiz Santana Santos, Raimundo Gonçalves Santos, Charlene Costa, Michele Alves dos Santos, Arthur Oscar de Carvalho Tourinho Neto, Mônica Costa Aguiar, Elielson Sampaio Santos, Josete de Jesus Santos, Cosme Avelino dos Santos, Edinilza Santos Alves, Vanessa Souza Batista, Urânia Lima Bastos, Valcineide Mendes de Santana, Fabiano Ribeiro dos Santos, Orlando Pereira Filho e Renato Aquino de Oliveira.

Na oportunidade, aconteceu uma apresentação do Grupo de Zumba Viver Melhor, liderado pelo professor Memo.

Histórico

Nilton Rodrigues ingressou no associativismo no final da década de 60 e início dos anos 70. Em 1989, com o apoio de mais 10 associações, fundou na sede do Carneirão, a União das Associações de Moradores de Alagoinhas (UAMA), que depois de criada e legalmente registrada passou a realizar suas reuniões no Salão Verde da Prefeitura de Alagoinhas. No final de 1999, com o apoio do ex-prefeito João Fiscina e das professoras Normandia Azi e Aucilene Fiscina, os gestores da UAMA, conseguiram um espaço no prédio onde funcionava a antiga delegacia da cidade (Casa da Cidadania), para funcionar definitivamente a sede da UAMA e de outras entidades como associações, conselhos e cooperativas. Atuou duas vezes como presidente da UAMA, nas gestões de 2001 a 2002 e 2015 a 2018. Foi ainda diretor administrativo e vice-presidente. Atualmente continua sendo tesoureiro-geral e diretor administrativo da entidade.

Confira a sessão na íntegra clicando no link: https://youtube.com/live/Q-MIrf9wBvQ?feature=share

Fotos – Jhô Paz