SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES É REALIZADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS

Na última quinta-feira (08), foi realizada na Casa Legislativa uma sessão em homenagem às mulheres de Alagoinhas e região, pela sua representatividade nas diferentes esferas da sociedade. O evento, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Alagoinhas, foi fruto do requerimento nº 003/18, de autoria do vereador Luciano Sérgio e da vereadora Raimunda Florêncio, de acordo com a resolução nº 133/84.

A mesa, formada excepcionalmente por mulheres, foi composta pela vereadora Raimunda Florêncio, a vice-prefeita Iraci Gama, subsecretária da SEMAS, Ludmila Fiscina, subsecretária da SEDEA, Jaldice Nunes, representantes da secretaria de saúde, de educação, da guarda municipal, da coordenação de políticas públicas para mulheres, CRAM e Casa Legislativa.

O cerimonial do evento foi conduzido pela diretora de cultura Maria José, que falou entre outros assuntos, sobre o desejo de mais ocupação feminina nos espaços políticos. A vereadora Raimunda Florêncio reforçou publicamente a fala da diretora pontuando essa necessidade diante de um plenário lotado de lideranças, representantes da sociedade e da imprensa local.

Durante a solenidade, mulheres receberam como lembrança uma comenda que homenageou Madre Santíssimo. No total, 34 mulheres receberam a homenagem. A professora Iraci Gama destacou: “Cada uma que vai receber aqui também essa lembrança em favor do trabalho que realiza, vai levar consigo uma prova da presença de alguém que foi tão significativa na vida de toda a nossa Alagoinhas.” Em 2017, Me. Santíssimo foi agraciada com o título de cidadã alagoinhense pela Câmara de Vereadores, fruto de uma solicitação do vereador Luciano Almeida.

Os vereadores, durante os seus pronunciamentos, lembraram de representações femininas, citando mulheres das suas famílias como referenciais de amor, afeto e luta, ao tempo que ressaltaram a importância destas nas suas vidas, estendendo a admiração à todas as mulheres.

A vereadora Raimunda Florêncio num discurso emocionado, pronunciou: “Viva a mulher! Viva a força da mulher!”. Ao final do encontro, o secretário de saúde, Moacir Lira, fez uma homenagem às mulheres oferecendo uma rosa para cada uma, e a vereadora foi presenteada com uma obra do artista plástico Litho Silva, que ilustra a mesma imagem presente na comenda.

Foto – Kekeu Barreto