Sessão Solene marca Abertura dos Trabalhos Legislativos de 2025

Na tarde desta terça-feira (04), a Câmara Municipal de Alagoinhas realizou a Sessão Solene de Abertura dos Trabalhos Legislativos de 2025. O evento contou com a presença do prefeito Gustavo Carmo, do vice-prefeito Luciano Sérgio, vereadoras, vereadores, autoridades, representantes da sociedade civil, imprensa e população.

O presidente Cleto da Banana, abriu a sessão destacando a importância da unidade entre os poderes e as oportunidades que o alinhamento das três esferas governamentais proporciona para o desenvolvimento do município. Em seu discurso, ressaltou o compromisso da Casa Legislativa em promover debates qualificados e construir avanços significativos para a cidade: “O parlamento, que é a Casa do debate, do entrechoque de ideias e de posicionamentos distintos em busca dos melhores denominadores, tenho certeza, fará o bom debate ao longo destes quatro anos de legislatura e terá papel fundamental na transformação e nos avanços que todos queremos”, afirmou.

Cleto também destacou a parceria com o governo estadual ao mencionar a audiência realizada recentemente entre lideranças municipais e estaduais, na qual foram discutidos investimentos estratégicos para Alagoinhas, incluindo mais de R$ 300 milhões em recursos para diversas áreas. “As condições políticas favoráveis estão dadas a partir da ampla aliança que apoia a administração municipal que, tenho certeza, saberá tirar o máximo proveito deste novo momento experimentado por nossa cidade, que tem tudo para estar dentre as 10 principais e mais importantes do estado.”

Em seguida, o prefeito Gustavo Carmo fez uso da palavra, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a cidade e destacando a importância da colaboração entre os poderes para garantir o progresso de Alagoinhas. O chefe do Executivo enfatizou o papel da Câmara na construção de um futuro mais justo e inclusivo: “O período da campanha eleitoral ficou para trás. Daqui pra a frente, o trabalho é de integração entre os poderes Legislativo e Executivo. Que iniciemos hoje a construção de uma relação pautada no respeito à soberania de cada poder e na busca para a solução dos problemas que afligem o nosso povo e a nossa cidade”, declarou.

Durante sua fala, Gustavo Carmo destacou a implantação do Parque Industrial e Logístico do Litoral Norte e Agreste Baiano como um dos principais projetos para o crescimento econômico local. Além disso, reforçou a importância da educação, da reconfiguração da infraestrutura urbana, bem como da implementação de políticas públicas de combate ao preconceito racial, religioso e gênero, como estratégias para a redução das desigualdades sociais: “Por meio da assistência técnica e de políticas públicas voltadas para o campo, vamos construir um setor agropecuário cada vez mais moderno e sustentável…Vamos combater a fome, todos os dias, todas as horas, enquanto houver um irmão ou uma irmã de Alagoinhas sem ter o que comer”, exclamou.

Após as palavras do prefeito, os parlamentares proferiram seus discursos, apontando as expectativas para o novo ciclo legislativo, destacando a importância da colaboração entre os poderes e o compromisso com o desenvolvimento e bem-estar de Alagoinhas:

Luciano Almeida: “Venho aqui no início dos trabalhos desta Casa reafirmar o meu compromisso, o compromisso do nosso mandato com aqueles que mais precisam. Realmente foi o que eu fiz aqui durante os dois mandatos, durante os oito anos nessa Casa, defendendo em todos os momentos o interesse daqueles que mais precisam.”

José Edésio: “… O que nós esperamos é tudo aquilo que pregamos durante o período de uma campanha exaustiva durante dois anos. Essa convicção está plantada na mente de cada um dos parlamentares que aqui hoje tem um acento nessa casa…”.

Jaldice Nunes: “… Quero dizer que hoje é uma data muito importante e especial para todos. Os vereadores que retornaram à essa Casa, os que se reelegeram de primeira vez e os que aqui permaneceram.”

Caio Ramos: “…Tudo que eu quero externar é que nós possamos estar unidos, pois quando a gente entra na Câmara, e eu aprendi isso desde o meu 1º mandato, a gente passa a ser um colegiado e todos os vereadores precisam externar a sua mensagem lá fora”.

Luma Menezes: “Nós somos oposição porque somos de grupos políticos diferentes, mas quando se trata de Alagoinhas estaremos aqui para lutar pelo o que é de interesse das pessoas.”

Thor de Ninha: “Nós temos muitos desafios… Nós precisamos estar atentos, nós vamos ter grandes dificuldades vindouras por conta de tudo isso, mas nós temos a certeza que com esse secretariado sintonizado, com a vontade do prefeito Gustavo Carmo, a vontade do vice-prefeito Luciano Sérgio, a vontade do amor e a paixão de todos esses vereadores e de uma população anseiam… podem se tornar realidade…”.

Jorge da Farinha: “Travamos vários debates, mas o respeito, o amor, o carinho sempre nós tivemos uns com os outros. Então não tenho dúvida que será dessa forma e vocês contribuirão muito para o município…”, ressaltou, referindo-se aos colegas de oposição.

Juci Cardoso: “No ano passado Alagoinhas bateu recordes de arrecadação em tributos, ou seja, o alagoinhense é um bom pagador e pagou muito imposto o ano passado. Esta Casa, a administração pública cabe dar respostas a este investimento que todo povo, e nós obviamente, fazemos com os impostos em resposta com uma contraprestação de serviços para atender as diversas demandas coletivas dessa adversidade que compõe a sociedade alagoinhense.”

Abiúde: “Assim como em outros trabalhos, sempre me esmerei ao máximo. Dei tudo de mim e o fiz com coração. Tenho certeza de que aqui não farei diferente. Agradeço a minha família que pacientemente espera o meu retorno todos os dias, mesmo que com horários quase sempre estendidos.”

Gleyser Soares: “… Eu gostaria de reafirmar o meu compromisso com os interesses dessa cidade, lutar pelas causas ambientais ao qual defendo no meu Partido Verde… e essa será também uma das minhas bandeiras…”

Anderson Xará: “… Um novo ciclo, uma nova jornada começou! Acredito no diálogo e na união de esforços para superar desafios”… “Gustavo: me coloco à disposição para colaborar em todas as iniciativas que beneficiem o nosso povo…”.

Noberto Alves (Bebé): “… Eu peço a Deus que cada um de nós na hora das nossas decisões pense sempre no próximo, pense no melhor, pense que o retorno primeiro vem de Deus e que a politica é conseqüência do trabalho.”

Darlan Lucena: “… O que a população em geral quer, principalmente aquelas mais carentes, que nossos impostos que são pagos sejam revertidos em serviços públicos de qualidade. Porque não adianta olhar para trás, nós temos que olhar agora para frente.”

Raimunda Florêncio, direcionando à palavra ao prefeito Gustavo Carmo, destacou: “Desde a época que foi meu colega aqui nessa casa como vereador, como presidente dessa casa, ele já tinha esse sonho. Lutou, lutou e chegou lá e vai fazer a diferença, vocês vão ver a diferença que esse grande prefeito vai fazer em Alagoinhas…”

Para assistir a sessão na íntegra clique no link: https://youtube.com/live/VPAI4WmLvpA?feature=share

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz

Acesso Rápido