Sessão Solene Maria Sinforosa concedeu homenagens na Câmara de Alagoinhas

Aconteceu ontem (24), na Câmara Municipal de Alagoinhas, a terceira Sessão Solene Medalha Maria Sinforosa, que homenageou pessoas que atuam proporcionando bem-estar e no combate aos maus-tratos de animais. Fundamentada na resolução nº 292/13 e solicitada através do requerimento nº 016/2024, o evento foi uma iniciativa da vereadora Luma Menezes.

Compuseram a mesa, além da autora da proposta: Bruno Fagundes, secretário da Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Joseane Barbosa, Patrulha da Guarda Ambiental, Major Washington, Subcomandante e representante do 4º BPM de Alagoinhas, Eric Silva, médico veterinário e José de Arimatéia, deputado estadual.

“O Abril Laranja traz muito dessa perspectiva do combate aos maus-tratos, do cuidado, do zelo pelo bem-estar animal no nosso município, e aqui a gente traz um reconhecimento de protetoras e protetores que têm atuado nesse sentido aqui na nossa cidade. É importante dizer que muitas vezes as ONGs, os protetores e protetoras desempenham o papel que deveria ser teoricamente e na prática também do poder público”, destacou a vereadora Luma Menezes.

Major Washington pontuou: “Listei aqui algumas ações importantes em benefício da causa animal, por exemplo, um hospital público veterinário. Esse tema se for levantado e trazido acredito que vai ser de grande repercussão aqui para a cidade de Alagoinhas. Tem cidades pequenas que tem o hospital veterinário e nós não temos”.

Joseane ressaltou: “A população muitas vezes nos chama pensando que a gente vai ser a solução do problema, mas nem sempre podemos resolver. Tentamos até muitas vezes, mas é do conhecimento de todos que hoje na cidade só temos um abrigo: a Fundação Anjos de Quatro Patas, em que se tratando de animais domésticos hoje se encontra superlotada. Nem sempre ela pode nos atender”.

O secretário Bruno ressaltou: “Quando no ano de 2021 assumimos o compromisso de gerir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, a SEDEA, possuíamos a ideia de que os cuidados com o meio ambiente ultrapassavam os limites daquilo que os meios de comunicação nos informavam.”

Eric parabenizou a vereadora Luma e o vereador Luciano Almeida: “Eles vêm fazendo um trabalho muito diferenciado na nossa cidade. São pessoas que vêm se preocupando com essa causa e estimulando junto com a prefeitura esse serviço que a gente precisa. É uma questão de saúde pública, não é apenas cuidado animal.”

José de Arimatéia, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Bem-Estar Animal, apresentou em slides ações, projetos e indicações a favor da causa e destacou: “Nós estamos na Assembleia Legislativa, fizemos a primeira discussão, vamos ter outra discussão agora com o Ministério Público para proibir o abate de jumentos, porque eles estão comprando jumento a R$ 100 e quando chega lá na China um jumento desse custo em média quase R$ 30.000. Um absurdo isso!”.

Bruno Fagundes acordou sobre ações referentes à pasta da SEDEA : “Uma vez alinhados os traços que norteiam nossos passos, conseguimos consolidar no ano de 2023 a primeira edição do Abril Laranja em Alagoinhas o mês de prevenção contra a crueldade animal, idealizada e executada pelo corpo efetivo da SEDEA entre recursos próprios, patrocínios e apoio da iniciativa privada e com importante emenda parlamentar, colaboração destinada pela vereadora Luma Menezes”.

Foram homenageados na ocasião: Adelbra Cruz, André Alves, Edna Araújo, Edinalva Bispo, Edson Santos, Elidiane Costa, Eric da Silva, Isabela Araújo, Joseane Barbosa, José de Arimatéia, Kamila Silva Costa, Letícia Barbosa, Maria Falcão, Mônica Souza, Rita de Cássia Dantas, Thais Calmon, Vanessa Rezende, Tamiris Pereira, Vagner de Araújo, Zenilda de Souza.

Na oportunidade, houve uma apresentação das educandas Taciane Vitória, Lara, Cecília Vitória e Isabele Reis, da Pastoral do Menor de Alagoinhas.

Para assistir clique no link: https://youtube.com/live/hcGAwxhAoZg?feature=share

Fotos – Jhô Paz