Sessão Solene realizada na Câmara de Alagoinhas celebra o Março Mulher

Foi realizada na noite de ontem (26), pela Procuradoria Especial da Mulher – de acordo com a resolução de nº 133/84 e o requerimento nº 005/2024 – de autoria das vereadoras Juci Cardoso, Jaldice Nunes, Luma Menezes e Raimunda Florêncio, a Sessão Solene Março Mulher, que contou com a presença dos vereadores, entidades e familiares das mulheres homenageadas.

Ao abrir o evento, o presidente Cleto da Banana destacou: “Nos tornamos, pela participação efetiva e a contribuição das quatro parlamentares, uma Casa melhor, mais inclusiva e com olhar mais humano e empático para tantas demandas de nossa sociedade”.

Compuseram a mesa, além das vereadoras da Casa Legislativa: Jaqueline Improta (neta da ex-vereadora Maria de Lourdes Veloso – in memoriam) e as ex-vereadoras Jurilda Santana, Noélia Garcia, Maria Risélia Lima e Iraci Gama.

Juci Cardoso ressaltou: “Eu acho que uma das coisas que as meninas já trouxeram tudo que eu gostaria de falar, mas algo importante que eu gosto sempre de frisar é que nós precisamos parar de terceirizar nossa voz e é sobre isso que nós estamos discutindo dialogando há quase 100 anos neste país”.

Na ocasião, Loreny Souza de Jesus declamou um cordel em homenagem às vereadoras.

Luma Menezes pontuou: “Dizer que vocês são muito bem-vindas, dizer que a trajetória nem sempre é fácil né? Estou até com adesivo aqui que diz justamente isso “toda mulher tem o direito de ocupar a política sem medo” e passa muito por isso também”.

Jaldice Nunes salientou: “O momento é, Juci, de celebrar, de agradecer, de honrar a todas as ex-vereadoras do nosso município, mas o momento também é de apelo à todas vocês mulheres que estão aqui e as que estão nos acompanhando pelas redes sociais: vamos acabar com a rivalidade feminina!”.

Raimunda Florêncio reforçou a necessidade da luta constante das mulheres, complementando: “As mulheres vêm alcançando muito espaço na política e muito espaço além da política, mas precisamos ainda trabalhar muito mesmo. Quando nós vemos esse momento, aqui, agora, tenho certeza absoluta que tem duas três mulheres no Brasil sendo assassinadas, tenho certeza disso”.

Jurilda Santana alertou: “Senhores, procurem educar os seus filhos, procurem dar aos seus filhos o que há de melhor na vida do ser humano. Lutem por eles, procurem dar a eles cada dia mais amor, acompanhamento e viverem em paz com Deus. Eu vivo feliz. Eu posso dizer a vocês que eu me considero uma mulher feliz. Tenho procurado sempre viver em paz. Que Deus continue abençoando e protegendo todas as mulheres”.

Jaqueline Improta destacou: “Eu me chamo Jaqueline Improta Veloso, sou neta de Maria de Lourdes Veloso que foi vereadora de 59 a 63, nessa época mesmo em que a gente fala desse machismo violento, perverso que bloqueava tantos talentos e tantas potencialidades”.

Maria Risélia afirmou: “Ser mulher é uma coisa maravilhosa que Deus deu para este mundo, por isso é que aqui estão essas mulheres maravilhosas representando Alagoinhas, representando a cada um de nós, a cada um de vocês”.

Noélia Garcia disse: “É com imenso prazer que Deus, em 1º lugar me deu essa oportunidade grandiosa de estar aqui com todas vocês e todos vocês. Pra mim é um presente estar aqui! ”.

“Vamos levar as nossas crianças, os nossos adolescentes, os nossos jovens para se envolverem com a política, para discutirem a política para se envolverem com a vida do nosso município. É assim que a gente pode organizar construir e fazer realmente a mudança acontecer. Nós temos essa obrigação de orientar os nossos pequenos”, afirmou Iraci Gama.

Assista a sessão na íntegra clicando no link: https: https: https://www.youtube.com/live/8mnm0s8FEuI?si=XROu7AZLkQ2pUCZZ

Fotos – Jhô Paz