SUPERINTENDENTE DA SMTT COMPARECE À CÂMARA MUNICIPAL DE ALAGOINHAS EM ATENDIMENTO AO REQUERIMENTO 009/17

Encerrando o ciclo de apresentações dos novos gestores das Secretarias Municipais de Alagoinhas, compareceu na última terça-feira (06) à Casa Legislativa o Superintendente Luiz Fernando de Araújo Souza, apresentando um quadro elucidativo sobre o estado em que encontrou a Pasta, no momento da sua nomeação para a gestão da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT, bem como discorrendo sobre as ações já realizadas, encaminhamentos e metas previstas para os próximos anos.

Além do Presidente da Casa Legislativa, Roberto Torres, estiveram presentes os vereadores: Anderson Baqueiro, Luciano Almeida, Raimunda Florêncio, Raimundo Alves (Gode), Caio Ramos, Noberto Alves (Bebé), Ozeas Menezes, Jose Cleto (Cleto da Banana), Luciano Sérgio, Francisco Ribeiro (Thor de Ninha), Joao Henrique Paolilo, Jorge de Santana Gonçalves (Jorge da Farinha), Edilson Ferreira (Duy do Frango), José Carlos Lins (Pastor Lins).

O Diretor da autarquia apresentou um relatório baseado em alguns documentos, tais como: demonstrativos dos saldos disponíveis, inventário atualizado dos bens móveis e imóveis, relação do quadro de servidores e comprovante de regularização previdenciária, trazendo ainda um quadro comparativo da arrecadação da SMTT dos meses de janeiro de 2016 a maio de 2016 e de janeiro de 2017 a maio de 2017.

Com relação ao serviço de transporte alternativo, foi destacado o número de alvarás emitidos: 382, complementando: “Talvez isso justifique o motivo da cidade ter se tornado uma rodoviária.”, além de outras situações: alvarás vencidos ou pendentes, permissionários falecidos, cooperativa funcionando com autorização verbal, a situação dos mototaxistas e o ocasional estímulo à clandestinidade.

Entre as metas e ações a serem executadas destacou: implantação da zona azul, regulamentação dos mototaxistas, licitações do transporte público, relocação dos pontos do transporte alternativo, revitalização das sinalizações: semafórica, horizontal e vertical, programa de educação continuada para servidores, regulamentação das escalas dos servidores, criação de medidas administrativas para fiscalizar o transporte coletivo regular e alternativo, serviços de táxi e mototáxi e a implantação de ciclovias.

Os ex-vereadores Radiovaldo Costa e Pedro Marcelino, compareceram à Casa e usaram a tribuna popular para falar sobre a situação do loteamento Reserva Bosque Residence, apontando situações delicadas que, segundo eles, envolvem irregularidades técnicas em relação à concessão da licença ambiental.

Entre as matérias constantes no expediente do dia 06/06/17, destacam-se as indicações:

Autoria do vereador Raimundo Alves (Gode): solicita ao Exmo. Senhor Prefeito do Município que se digne em autorizar ao órgão competente a proceder à extensão e/ou conclusão das obras de pavimentação asfálticas na Rua oito de Dezembro e conjunto INOCOOP lll. Autoria do vereador Anderson Baqueiro: solicita ao Exmo. Senhor Prefeito do Município a revisão e/ou reforma do sistema de esgotamento sanitário; colocação de braços de energia elétrica; operação tapa buraco nas ruas: Belém, Palmas, Djalma de Morais, Nova Aparecida, Oito de Dezembro e Adjacências, na Comunidade da Cavada. Autoria da vereadora Raimunda Florêncio: solicita ao Exmo. Senhor Prefeito do Município que se digne em autorizar ao órgão competente a proceder à construção e/ou instalação de 01(uma) creche e de (01) um posto de saúde, nas proximidades do Conjunto Residencial Urupiara e solicita também ao Exmo. Senhor Prefeito do Município que se digne em autorizar ao órgão competente a proceder à construção e/ou instalação de 01(uma) creche e de (01) um posto de saúde, nas proximidades do Conjunto Residencial Linha Verde. Autoria do vereador Ozeas Menezes: solicita ao Exmo. Senhor Prefeito do Município que se digne em autorizar ao órgão competente a adotar as providências necessárias para a execução das ações: Instalação de poste e refletores em torno da quadra poliesportiva; banho de luz, com instalação de iluminação adequada, no Conjunto Águas do Viver, localizado no bairro do Mangalô, autorização ao órgão competente a adotar as providências necessárias para a execução das ações: instalação de poste e refletores em torno da quadra de esportes; requalificação do parque infantil; banho de luz, com instalação de iluminação adequada, no Conjunto Urupiara, além da requalificação da estrada com pavimentação asfáltica; Instalação de braços e lâmpadas nos postes da via que dá acesso à comunidade; adequação e fiscalização no atendimento e funcionamento do Posto de Saúde e a disponibilização da ambulância doada pela Brasil Kirin na Comunidade da Nova Esperança.

Ao final, o Presidente Roberto Torres encerrou a sessão, convidando todos os presentes para a próxima, que será realizada no dia 08/06/17, às 17h.

ASCOM – Câmara Municipal de Alagoinhas