TJBA Mais Cidadão e entrega de títulos de cidadania marcam evento de reinauguração do fórum Ezequiel Pondé

Nesta terça-feira (11), o Fórum Desembargador Ezequiel Pondé foi palco da primeira edição do TJBA Mais Cidadão. O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Alagoinhas, Tribunal Regional Eleitoral e a Associação de Registradores de Imóveis da Bahia, reuniu diversas autoridades e representantes institucionais.

O evento também marcou a reinauguração do Fórum, que passou por uma ampla reforma. Durante a cerimônia, o presidente da Câmara Municipal de Alagoinhas, José Cleto, entregou ao Desembargador Nilson Soares Castelo Branco o Título de Cidadão Alagoinhense, uma honraria concedida em nome da Casa Legislativa. Na sequência, a vereadora Jucileide Cardoso entregou o título de Cidadã Alagoinhense à Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidente do Tribunal de Justiça.

Em seu discurso, José Cleto ressaltou a importância da reforma do Fórum para o fortalecimento da justiça na região: “Em nome da população de Alagoinhas, expressamos nossa profunda gratidão à Vossa Excelência pela reforma do Fórum, inaugurado na década de 70 e que há muito carecia de uma intervenção desta magnitude. Estamos certos de que, a partir de hoje, a prestação jurisdicional em nossa cidade será significativamente fortalecida, beneficiando toda nossa comunidade”, disse.

O Desembargador Nilson Soares Castelo Branco destacou a relevância da homenagem recebida: “Sempre é um prazer renovado, uma nova sensação, receber o título de cidadão alagoinhense da Câmara de Vereadores. Essa homenagem me faz recuar no tempo e lembrar do meu querido pai adotivo, que foi vereador. Hoje, a Câmara faz revelar o autêntico e verdadeiro parlamento, porque exerce as suas atribuições perto do povo”. Em sua fala, ele também citou Ruy Barbosa, enaltecendo a importância da gestão municipalista, além de prestar homenagem às mulheres, sob o nome das vereadoras Jaldice Nunes, Jucileide Cardoso, Luma Menezes e Raimunda Florêncio, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Em seguida, foi a vez da vereadora Jucileide entregar o título à Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. A parlamentar demonstrou contentamento por ser autora do projeto que concede à magistrada o título de cidadã alagoinhense, entendendo que a homenagem soma na causa da ocupação de posições de poder por parte de mulheres, em prol da equidade de gênero. “Esse título demonstra a importância de as mulheres ocuparem espaços para que assim diminuam a assimetria entre homens e mulheres, buscando uma sociedade mais justa para todas as pessoas”, destacou, em suas redes sociais.   

Após receber o título, a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende expressou sua gratidão pelo reconhecimento: “Celebro hoje o recebimento do honroso título de cidadã alagoinhense. Só tenho a agradecer por agora pertencer, também, a esta cidade, que foi fundada no final do século dezoito, por um padre português e cujo nome vem dos rios, lagoas e córregos da região, tendo sido intitulada por Ruy Barbosa como o ‘Pórtico de Ouro do Sertão Baiano’”, concluiu.

O evento contou com transmissão ao vivo no canal oficial no Youtube do orgão. Para assistir o evento na íntegra, clique no link: Poder Judiciário do Estado da Bahia.

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Fotos – Jhô Paz

Acesso Rápido