Universidade Federal do Nordeste da Bahia é tema de audiência pública na Câmara de Alagoinhas

Foi realizada sexta-feira (19), na Câmara Municipal de Alagoinhas, a audiência pública fruto do requerimento nº 032/2023, de autoria do vereador Francisco Thor de Ninha, que discutiu a implantação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB). A audiência reuniu líderes políticos, gestores, professores, estudantes, vereadores e ativistas sociais de quatro territórios de identidade.

O vereador Thor de Ninha destacou: “Para nós é um momento extremamente importante. Um momento sério, momento de estabelecer marcos numa luta mesoterritorial tão importante quanto esta, que é a implantação de uma universidade federal”.

Compuseram a mesa, além do vereador: Joseildo Ramos, deputado federal, David Ribeiro, ouvidor da Prefeitura de Alagoinhas, Joanderson de Souza, estudante e líder do Colégio Estadual Maria do Carmo Santana, Tárcio Mota, representante do território Litoral Norte e Agreste Baiano, Silvanei Leandro, representante do território Bacia do Jacuípe, Josenildo Carneiro, representante território do Sisal, José Valdo, representante do território Nordeste II, Rita Bastos, diretora Núcleo Territorial de Educação 18 (NTE), Ludmila Paixão, assessora da deputada estadual Ludmila Fiscina, Neide Sales, Colegiado de desenvolvimento territorial Litoral Norte e Agreste Baiano (CODETER), Rogério Reis, secretário de educação de Queimadas, Sônia Ribeiro, da Coordenação Nacional de Entidades Negras, representante do Território do SISAL, Cleber, Professor da Universidade Federal do Amazonas, Francisco Gabriel, professor da UNIVASF .

“É uma discussão que já está tramitando no MEC. Avançamos com o IF Baiano em Alagoinhas e Serrinha e ainda não avançamos quanto à implantação da UFNB”, destacou Tárcio Mota.

“Nós estamos nesse momento em que o Brasil voltou buscando qualificar a vida dos brasileiros e brasileiras. Na condição de prefeito de Alagoinhas, à época, participei de movimentos nas ruas pela implantação da UFRB. A universidade traz o desenvolvimento, não só o conhecimento que ela produz”, ressaltou o deputado federal Joseildo Ramos

Na oportunidade, Francisco Gabriel, professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), apresentou o projeto da UFNB.

Aconteceu ainda uma apresentação musical de Cauã Vitor e Abraão Santos, estudantes do Colégio Luiz Eduardo Magalhães, localizado no Barreiro.

A vereadora Luma Menezes e os vereadores Cleto da Banana e Raimundo Gode participaram da audiência pública.

Assista a sessão na íntegra clicando no link: https://www.youtube.com/watch?v=SVtAl5orfDs

Fotos – Jhô Paz