Vereador Jenser Souza destaca reunião da direção do Sest/Senat com o prefeito

Sest-SenatO vereador Jenser Souza considera que Alagoinhas deu mais um passo importante para consolidar a vinda do Sest/Senat para o município. O primeiro ele já havia dado quando esteve em Feira de Santana, na superintendência regional do órgão, propondo a instalação da instituição do sistema S na cidade, apresentando características que apontam para a concretização da proposta, a exemplo da tradição de ter muitos motoristas, ampliação do parque industrial, crescimento urbanístico e, consequentemente, o aumento do número de motoristas dentre outros fatores sócio-econômicos.
“Alagoinhas está de portas abertas para o SEST/SENAT. Oficializem o interesse, que vamos juntos proporcionar mais essa oportunidade para nossa população”. Assim, o prefeito Paulo Cezar recebeu representantes do Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) para a instalação de uma unidade dos órgãos em Alagoinhas. A reunião foi realizada na Prefeitura, nessa segunda-feira, 09.
Essas unidades trazem cursos regulamentados pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) para transporte escolar, taxistas, motoristas de transporte coletivo, carretas, empilhadeiras, além dos com cunho social como Odontologia e Nutrição. Segundo o supervisor regional do SEST/ SENAT, Roberto Knittel, Alagoinhas pelo desenvolvimento e por ser cidade polo, tem tudo para receber uma unidade da instituição.
“Demos o primeiro passo hoje, através do vereador Jenser Souza, para escolhermos o local onde poderíamos realizar a instalação. Uma vez definido, conversamos com nossa matriz em Brasília. Essa unidade viabiliza a formação de profissionais no segmento dos transportes e também em outras áreas, além de trazer uma estrutura social ligada as áreas de Nutrição e Odontologia”, pontuou.
Ainda segundo ele, para quem tem vínculos comprovados em carteira com o transporte, os cursos são gratuitos. Para os outros setores, os preços são bem acessíveis. Ele ressaltou ainda que, definido o local “teremos no máximo entre 6 a 10 meses para ofertar os cursos”, finalizou. Toda a proposta será apresentada para as secretarias da Educação (SEDUC) e Saúde (SESAU) que estão diretamente ligadas com os cursos oferecidos.
SEST/SENAT

As entidades têm se firmado com substanciais colaboradores para o desenvolvimento do setor de transporte do país, atuando na formação e na qualificação de profissionais para o mercado, aptos às novas tecnologias e às complexas formas de trabalho. Para a preparação, a promoção do emprego e renda e, acima de tudo, o sucesso profissional dos trabalhadores, as entidades oferecem cursos e serviços especializados garantindo maior capacitação e acesso ao mercado de trabalho.
A assistência ao trabalhador prioriza ainda, na área de saúde, esporte, lazer e cultura, a prevenção de doenças, a promoção e preservação das condições saudáveis dos indivíduos, o bem estar físico e mental, e a inclusão e integração do indivíduo na sociedade.
Fontes: SECOM – Secretaria de Comunicação e Acom Câmara

Foto: Amilton André