Vereador Luciano Almeida critica SAAE pelo alto valor da tarifa de religação

Na sessão de ontem (7), o vereador Luciano Almeida (UB) fez uma série de críticas ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O parlamentar falou sobre a constante falta de água em algumas localidades e a cobrança abusiva da tarifa de religação, que para ele, penaliza os segmentos mais pobres da população de Alagoinhas.

Segundo Luciano Almeida, o principal objetivo de seu discurso foi chamar a atenção das vereadoras e vereadores sobre as dificuldades impostas pelo SAAE aos consumidores que pagam a tarifa social. “A tarifa social para pessoa de baixa renda começa com 10 mil metros cúbicos e o valor de R$8,23. A partir do momento em que uma pessoa que mora no Novo Horizonte, Vila São Pedro, naquele condomínio da Linha Verde e na periferia da Nova Brasília não consegue pagar por mês o seu recibo o fornecimento de água é cortado e a taxa de religação custa R$67,81, com a normalização do fornecimento em até dois dias”, afirmou o vereador, acrescentando “se o consumidor solicitar urgência pagará R$103,00”.

As dificuldades financeiras de grande parte dos consumidores, de acordo com o vereador, acaba resultando em novos cortes e em novas solicitações de restabelecimento do fornecimento de água, fatos que agravam ainda mais a situação das famílias que recebem Bolsa Família e que não têm empregos que garantam renda mensal. “A taxa religação penaliza o pobre, que tem que optar entre comer ou pagar a conta do SAAE”, enfatizou Luciano Almeida.

As vereadoras Luma Menezes e Raimunda Florêncio e os vereadores Thor de Ninha e Cleto da Banana falaram sobre a situação explanada por Luciano Almeida e se colocaram à disposição para dialogar com a direção do SAAE na busca de soluções que não penalizem os consumidores que pagam a tarifa social.

Foto – Jhô Paz