Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (06), o vereador Thor de Ninha (PT) apresentou sua visão sobre a reforma administrativa proposta pelo prefeito Gustavo Carmo (PSD) e aprovada no início do ano. Especialista e pesquisador na área de gestão pública, o parlamentar destacou os avanços proporcionados pelas mudanças, enfatizando a modernização da administração municipal e o aumento da eficiência na entrega das políticas públicas.
Em sua análise, Thor de Ninha ressaltou que a reforma segue a direção da modernidade, promovendo uma reestruturação que otimiza os serviços públicos. Segundo o vereador, a nova organização administrativa agrupa funções semelhantes, proporcionando uma visão sistêmica e reduzindo entraves burocráticos.
Um dos destaques mencionados foi a criação da Secretaria de Manutenção (SEMAN), que unifica a responsabilidade por reparos em escolas, postos de saúde e vias públicas. “A saúde não vai precisar tratar de manutenção, ela vai tratar de saúde, a educação não vai tratar de manutenção, vai tratar da questão pedagógica, então, elas terão muito mais tempo para oferecer resultados”, pontou.
Outra mudança relevante apontada pelo parlamentar foi a transformação da “Secretaria de Infraestrutura” em Secretaria Municipal de Obras e Projetos (SEOP). Com isso, projetos estratégicos das áreas de saúde e educação passam a ser geridos em um único órgão, o que, em sua visão, facilitará o planejamento e a execução das obras de grande impacto.
Captação
Thor de Ninha também enfatizou a reformulação da Secretaria de Planejamento, que agora passa a se chamar Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos (SEPAC). A inclusão do novo setor busca suprir uma lacuna existente na administração municipal, garantindo maior eficiência na busca por investimentos externos. “Agora, a captação de recursos está centralizada, pois com a secretaria haverá uma especialização na busca por recursos internacionais, nos Ministérios, no Governo Estadual e na iniciativa privada”, explicou o vereador.
Além disso, o parlamentar destacou a mudança na Secretaria Municipal de Administração, que agora recebe um “I”, tornando-se a Secretaria Municipal de Administração e Inovação Tecnológica (SEAI), alinhando-se à crescente digitalização dos processos administrativos. “Essa secretaria vai trabalhar a Inovação Tecnológica para juntar todos os órgãos da prefeitura em um sistema… Na Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), quatro postos de saúde estarão implementando a tecnologia para que as pessoas, quando saírem dos postos, já saibam quando será o seu próximo procedimento, sem precisarem se deslocar para outro lugar”, afirmou.

Outra novidade mencionada pelo vereador foi a criação da Secretaria de Eficiência e Ação Governamental (SEAG), que terá um papel estratégico na observação dos resultados alcançados pelas iniciativas do governo municipal. “Essa secretaria vai acompanhar de perto e verificar se há uma eficiência naquilo que foi planejado”, destacou.
Após mencionar a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (SDEE), que tem a finalidade de captar investimentos, bem como do enfoque dado à Superintendência de Participação Popular e à Ouvidoria, que atuarão na escuta da população, reforçou sua crença de que as mudanças trarão avanços significativos para a gestão pública municipal. “Com a minha experiência de pesquisador, de ter sido gerente do SAC, consultor organizacional, administrador, apaixonado pela administração pública, acredito que teremos grandes resultados com esse modelo”, concluiu o vereador.
Clique aqui para assistir a sessão na íntegra.
Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz