Na sessão desta terça-feira (11), o vereador Alexandre Alves da Silva Leite (MDB), conhecido como Xandinho, levantou a necessidade da emissão de uma carteira de identificação oficial para os parlamentares da Câmara Municipal de Alagoinhas. A proposta surgiu após um incidente ocorrido com o vereador durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Xandinho relatou que, ao levar sua família ao aeroporto, foi parado em uma fiscalização de rotina da PRF e questionado sobre sua ocupação. Ao responder que era vereador, a situação foi resolvida sem a necessidade de apresentar documentos adicionais. No entanto, ele destacou que, caso os agentes tivessem exigido uma comprovação formal, sua família poderia ter perdido o voo. Diante disso, ele sugeriu a criação de uma carteira de identificação para os vereadores, permitindo que se apresentem formalmente em diferentes situações.

“Quero chamar aqui ao colegiado, o apoio dos nobres vereadores, para a emissão de uma carteira que a gente possa se identificar em qualquer ocasião. Mesmo que não seja uma carteira com brasão, mas seja uma carteira de identificação com o número da matrícula e que possamos representar quando a gente chegar em algum local”, afirmou Xandinho.
A vereadora Luma Menezes (PDT) manifestou apoio à proposta, destacando a necessidade de alinhamento com o presidente da Câmara, o vereador José Cleto (PSD). Para ela, a identificação é essencial, visto que outros servidores públicos possuem carteiras funcionais. “Como qualquer servidor que exerce sua função e possui uma carteira de identificação, a gente também precisa. Me somo a essa solicitação para retomarmos, junto ao presidente, o melhor caminho para obtermos identificação”, pontou.

Luma ainda mencionou que o Conselho Nacional de Municípios (CNM) confecciona carteiras para parlamentares de diferentes esferas, incluindo os vereadores. Segundo ela, a Câmara poderia tanto solicitar esse serviço a um órgão externo quanto confeccionar as carteiras internamente.
Por fim, o vereador José Edésio (PP) também contribuiu com a discussão, ressaltando que a União dos Vereadores do Brasil também poderia emitir carteiras de identificação para parlamentares. “Para que isso ocorra, é necessário que esta Casa se filie à União dos Vereadores. Assim que isso for feito, podemos enviar a documentação dos vereadores e garantir a emissão das identidades”, explicou.
Escola
Xandinho ainda destacou a importância da requalificação da Escola Mário Laerte, situada no Barreiro, entregue à população na sexta-feira passada pelo governo municipal, destacando a figura do prefeito Gustavo Carmo (PSD).
“Gostaria de parabenizar o prefeito Gustavo Carmo pela importância da requalificação da Escola Mário Laerte, cuja entrega tive a honra de participar na última sexta-feira. Aquela escola ficou totalmente requalificada, trazendo o conforto necessário para aquelas crianças”, afirmou Xandinho.
Edésio, que é líder da bancada de situação, apesar de reforçar a fala de Xandinho, destacando que a iniciativa representa um avanço no Município, lembrou que ainda existem demandas a serem atendidas na educação municipal.

“Entendemos que ainda falta muito e devemos acelerar para que as demais escolas que dependem de reparos sejam entregues. Isso para que possamos dar conforto não somente aos alunos, mas também aos profissionais que ali trabalham”, concluiu Edésio.
Para assistir a sessão na íntegra, clique abaixo:
Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz