Convidadas pelos professores Fabrício Faro e Eliane Mahl, as vereadoras Jaldice Nunes e Luma Menezes participaram na manhã de hoje (10) do primeiro dia de acolhimento a 170 alunos do IF Baiano que ingressaram nos cursos integrados em Agroecologia, Agroindústria e Informática.
O tema da roda de conversa entre as parlamentares e os novos alunos da instituição federal foi a juventude, com aspectos voltados para o empreendedorismo, a importância dos jovens na mudança da política e a participação no Conselho Municipal da Juventude.
Ao apresentar sua experiência pessoal – ter tido filhos aos 17 e 18 anos – a vereadora Jaldice Nunes alertou os jovens sobre a questão do planejamento de vida, ressaltando que a maternidade a afastou dos estudos.
“Alagoinhas é uma cidade de mais de 160 mil habitantes e apenas 170 alunos neste momento têm o privilégio de ingressar no IF Baiano”, afirmou a parlamentar, acrescentando que “são 170 histórias e culturas diferentes que vão conviver nos próximos três anos”.
“Deixei a mensagem para que eles abracem a oportunidade e que possam transformar a nossa cidade e a região, pois nós acreditamos na juventude com este potencial de transformação da sociedade”, salientou a vereadora.
Ela falou também sobre empreendedorismo, uma das principais bandeiras de seu mandato, citou a modalidade de Microempreendedor Individual (MEI) e apresentou exemplos de ex-alunas do IF Baiano que atuam na área da música e de gestão de redes sociais.
Na recepção aos novos estudantes do IF Baiano, a vereadora Luma Menezes falou sobre a importância do Conselho Municipal da Juventude, a participação dos jovens na política e o acompanhamento das discussões do conselho na perspectiva de garantir maior participação da juventude nos processos políticos. “Foi um momento muito bom, tiramos várias dúvidas, discutimos sobre a desigualdade entre homens e mulheres e a importância de se garantir a igualdade através da política”, frisou Luma.
Segundo o professor Fabrício Faro, a semana de acolhimento é super importante, com programação extensa e um dos momentos foi o convite feito às vereadoras para que pudessem apresentar o trabalho legislativo, falar sobre a participação das mulheres na política e a diferença que fazem no exercício do primeiro mandato. “Jaldice falou da educação empreendedora, bandeira que defende, e Luma discorreu sobre a participação da juventude no processo político de nossa cidade e fez um convite para que estudantes do IF Baiano participem do Conselho da Juventude, que tem dificuldades em encontrar alunos do ensino médio”, afirmou Faro.
Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Divulgação