Vereadores criticam situação dos cemitérios de Alagoinhas

Em discurso nesta quinta-feira (16), a vereadora Jaldice Nunes criticou a situação dos cemitérios administrados pela prefeitura, especialmente o Praça da Saudade.

A vereadora enumerou uma série de problemas: os trabalhadores efetivos não dispõem de equipamentos de proteção individual, a limpeza é precária, não há maca disponível para transporte do caixão até o local do enterro, algumas covas estão abertas, a locomoção dentro do cemitério é muito difícil, além de espaços abandonados e sem os cuidados necessários.

Ela sugeriu a desapropriação de uma área situada no fundo do Praça da Saudade e afirmou que os deputados federais votados em Alagoinhas devem ser cobrados no sentido de agirem para a liberação de outra área, pertencente ao governo federal, com objetivo de ampliar o cemitério.

O vereador Luciano Almeida também criticou a falta de manutenção dos cemitérios de Alagoinhas. Para ele, é preciso que a prefeitura contrate consultoria especializada visando definir o melhor modelo de cemitérios para a cidade. “É preciso adotar um novo modelo de gestão, seja terceirizado ou por meio de parceria público privada”, apontou.

Luciano denunciou a venda de espaços para sepultamentos por funcionários que atuam nos cemitérios. “Falta fiscalização e existem denúncias sobre a comercialização por valores entre R$800,00 e R$1.000,00”, enfatizou.

Fotos – Jhô Paz