Vereadores participam de leilão da iluminação pública de Alagoinhas

A Câmara Municipal participou diretamente de todo o processo que culminou, ontem (7), na B3 (bolsa de valores), no leilão que viabilizou a parceria público-privada de concessão administrativa para prestação de serviço de iluminação pública em Alagoinhas.
Os vereadores Cleto da Banana, presidente do legislativo, Anderson Baqueiro, líder do governo, Raimundo Alves (Gode), Djalma Santos, Luciano Almeida, Anselmo Bal e as vereadoras Juci Cardoso, líder da oposição, Luma Menezes e Raimunda Florêncio participaram do leilão realizado em São Paulo.

No Instagram, o vereador Luciano Almeida afirmou que o resultado do leilão é “uma grande vitória para Alagoinhas”. “Com a parceria firmada, iniciaremos a renovação do parque de iluminação, substituindo as antigas lâmpadas LED e ampliando a iluminação para todas as localidades, inclusive a zona rural”, salientou. Em seu entendimento, “Alagoinhas caminha para uma nova era de eficiência energética e segurança”.

A vereadora Luma Menezes também se pronunciou após o resultado do leilão. “A concessão estabelece a mudança de 100% para LED por um custo menor e prevê a ampliação do parque, contemplando toda zona urbana e rural. Com redução de custo de energia para a Prefeitura e maior responsabilidade ambiental. Estamos acompanhando o processo desde o começo, com as audiências públicas, a votação do projeto na Câmara e o leilão”, afirmou a vereadora em uma rede social. Ela acrescentou: “Acho importante reforçar o papel do legislativo nesse processo. Foram feitas audiências públicas antes da votação, onde propostas nossas de, inclusive, maior responsabilidade ambiental, foram incluídas. Temos acompanhado e participado desde o começo e não será diferente com a implementação da concessão”.

Segundo o vereador Anselmo Bal, Alagoinhas terá uma iluminação padrão, de LED, não importando se zona urbana, rural ou área periférica. “Isso significa um avanço muito grande na iluminação da cidade”, enfatizou o parlamentar, acrescentando “que foi muito gratificante ter participado deste leilão e estar presente em um momento histórico para Alagoinhas”.

O vereador Cleto da Banana também se posicionou após a conclusão do leilão: “Essa parceria não trará apenas benefícios financeiros para Alagoinhas, mas também proporcionará a modernização dos pontos de iluminação das zonas urbana e rural. A substituição de todas as lâmpadas antigas por tecnologia LED trará uma iluminação mais eficiente, duradoura e sustentável para a nossa cidade”.

O Consórcio Luz de Alagoinhas, representado pela corretora Itaú, foi o vencedor do leilão.