Vereadores Luciano Almeida e José Edésio discutem tarifa zero e reajuste da passagem no transporte público de Alagoinhas

Na sessão realizada nesta terça-feira (06), o transporte público em Alagoinhas foi pauta de discussão na Câmara Municipal, em razão da adoção da tarifa zero em domingos e feriados seguida pelo reajuste no valor da passagem de ônibus.

O vereador Luciano Almeida declarou ser favorável à tarifa zero, mas criticou duramente o formato adotado pela gestão municipal. Segundo ele, a política foi implementada sem planejamento e diálogo com a sociedade, ao mesmo tempo em que a tarifa sofreu novo aumento de R$ 0,30.

Em seguida, o parlamentar apontou problemas recorrentes no sistema, como ônibus sucateados, falta de acessibilidade para pessoas com deficiência e ausência de um comitê com participação de sindicatos, entidades civis, empresariais e da Câmara para discutir uma política séria de transporte público.

“Não sou contra a tarifa zero, sou a favor, mas não desse jeito. Dar tarifa zero em um dia e, logo depois, aumentar a passagem é um presente de grego. O trabalhador paga a conta durante a semana e continua enfrentando um transporte de péssima qualidade”, declarou.

Na sequência, o vereador José Edésio contestou a leitura de que a política não teria valor social e defendeu que a tarifa zero aos domingos e feriados pode ser considerada um passo, ainda que parcial, dentro de um cenário de pressões econômicas sobre o transporte coletivo. Ele argumentou que aumentos tarifários vêm ocorrendo em diversas cidades do país por causa da inflação, da elevação do combustível e de custos tributários que impactam o setor.

“Em todo o país houve reajuste nas passagens do transporte coletivo, impulsionado pela inflação, pelo aumento dos combustíveis e pela carga tributária que incide sobre as empresas. Não foi uma realidade exclusiva de Alagoinhas. É pouco diante das necessidades do povo, mas, ainda assim, o que é oferecido pode auxiliar, de alguma forma, a população”, argumentou.

Apesar das divergências, ambas perspectivas buscaram ressaltaram a necessidade do equilíbrio na gestão dos recursos públicos voltados à mobilidade urbana, considerando os aspectos de planejamento, direitos e transparência.

Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: TV Câmara Alagoinhas

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Fotos – Jhô Paz

Acesso Rápido