Na sessão desta quinta-feira (11), a tribuna da Câmara Municipal foi palco da discussão sobre a retomada das obras da creche do Urupiara, cuja ordem de serviço foi assinada ontem (10). O tema mobilizou diferentes parlamentares, que enfatizaram tanto os impactos sociais da obra quanto a necessidade de valorizar os trabalhadores locais.
Nesse contexto, o vereador Gleyser Soares celebrou a conquista para a comunidade, defendendo que os profissionais da região sejam priorizados na execução do serviço. “Solicitei ao prefeito Gustavo Carmo e ao responsável da empresa que valorizem os profissionais das comunidades da Rua do Catu, Baixa da Santinha, Brisas do Catu, Parque São Francisco e do próprio Urupiara. Essas pessoas precisam ser reconhecidas, terem a oportunidade de contribuir e receberem essa renda que chega à cidade”, afirmou.
Na mesma linha, o vereador Anderson Xará destacou o impacto direto da creche para as mulheres da localidade. “Fiquei muito feliz ao perceber o olhar das mulheres da região ao terem ciência de que a creche será concluída. Imagine quantas desejam concluir os estudos ou fazer uma faculdade. Esse é um benefício direto para as mulheres e espero que a obra seja feita com qualidade e mão de obra local”, disse.
Relembrando que a demanda foi pauta constante do Legislativo, a vereadora Luma Menezes – que é líder da banda de oposição -, parabenizou o governo municipal pela retomada da obra. “Por diversas vezes já discutimos essa questão na Casa, inclusive em audiências e até em Brasília. É fundamental que aquela creche seja finalizada e que o acesso ao serviço seja garantido para toda a comunidade”, ressaltou.
Já o vereador Edy da Saúde relatou que esteve presente na assinatura da ordem de serviço e reforçou os benefícios do equipamento para a população. “Tive a oportunidade de participar da assinatura ordem de serviço, é um equipamento que beneficiará muitas mães da quela localidade”, sustentou.
O vereador Darlan Lucena explicou que não esteve presente na assinatura da ordem de serviço, mas reforçou a relevância da iniciativa para a comunidade. “A retomada das obras gerará diversos empregos. Além disso, após a inauguração, profissionais da educação atenderão às necessidades daquela comunidade tão carente”, declarou.
Por fim, a vereadora Juci Cardoso reforçou a importância da creche não apenas como política de educação infantil, mas também como instrumento de emancipação feminina. Ela, contudo, alertou para a necessidade de combater vínculos precários de trabalho nas obras públicas.
“É positivo ver a retomada da creche, mas precisamos que o governo municipal adote boas práticas nas compras públicas. Empresas são contratadas, recebem recursos e contratam trabalhadores sem garantias legais, sem registro, sem equipamentos de proteção individual. Temos uma lei anticalote que precisa ser regulamentada para que o poder público não fique refém dessas práticas”, pontuou.
Com a retomada da construção da creche do Upuriara, a expectativa é de que diversas famílias sejam beneficiadas, oferecendo às mães da comunidade a oportunidade de acessar o mercado de trabalho com segurança e às crianças um espaço adequado para o aprendizado e o cuidado.
Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: TV Câmara Alagoinhas
Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz